29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
POLÍTICA
Da redação
12/04/2018 05:54
Atualizado
14/12/2018 04:10

STJ tira Geraldo Alckmin da mira da Operação Lava Jato

O tucano era investigado perante o STJ porque, como governador tinha foro especial nessa corte. Mas, renunciou o cargo para concorrer à presidência e perdeu o foro.
Wilson Dias/Agência Brasil
A ministra do Superior Tribunal de Justiça) STJ, Nancy Andrighi, relatora de inquérito sobre o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB-SP), decidiu nesta quarta-feira, 11, enviar a investigação para a Justiça Eleitoral de São Paulo.

Com a decisão, o caso, que segue em sigilo, ficará fora do alcance dos investigadores da Lava Jato, em São Paulo. Somente se a Justiça Eleitoral autorizar, é que haverá o compartilhamento de provas com a força-tarefa da operação no estado.

Andrighi atendeu a requerimento do vice-procurador-geral, Luciano Mariz Maia, encarregado pela procuradoria-geral da República, Raquel Dodge, de oficiar perante o STJ. Segundo ele, as investigações indicam a prática de crime eleitoral.

A investigação foi aberta no STJ em novembro de 2017 a pedido da PGR com base nas delações de executivos da empreiteira Odebrecht. 

Os delatores disseram ter acertado com Alckimin e repassado à sua campanha valores superiores a R$ 10 milhões por meio de caixa dois de 2010 a 2014.

O tucano era investigado perante o STJ porque, como governador tinha foro especial nessa corte. No entanto, no sábado, dia 7, Alckmin renunciou do cargo para concorrer à presidência da República nas eleições deste ano por isso perdeu o foro especial.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário