19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
VARIEDADES
Da redação
03/08/2018 06:18
Atualizado
14/12/2018 08:22

Italiana faz sucesso no RN com sorvetes artesanais saudáveis e com sabores diferenciados

Com ajuda do Sebrae, a sommelier italiana Carolina Bestetti montou no Rio Grande do Norte uma unidade de produção de gelatos artesanais e faz sucesso com uma receita da Itália e os sabores do Brasil
Assessoria Sebrae-RN
Pegar a tradição de uma sobremesa saudável e nutritiva da Itália, adaptar aos sabores tropicais do Brasil, com sua diversidade de frutas, e fazer disso um bom negócio. Essa foi a receita empreendedora que a sommelier italiana Carolina Bestetti implementou, juntamente com o esposo Denis Tentorio, ao criar uma linha diferenciada de sorvetes artesanais, a Preciosa Gelateria, que produz o genuíno sorvete italiano.

São cerca de 300 sabores com opções light, diet, vegana, sem leite ou lactose. "Temos um foco, que é fazer tudo aqui, sem depender da indústria. Toda a nossa produção é própria e natural", diz a empresária.

O sonho de ter uma empresa própria no Brasil começou em 2008, quando o casal conheceu a praia de Pipa, em Tibau do Sul, e viu que havia marcado para o sorvete italiano no lugar. Um ano depois, abriram o negócio. Eles já tinham experiência com sorveteria na região norte da Itália.



"Tivemos que adaptar as receitas justamente devido à variedade de frutas existentes no Brasil e também em função da escassez de outros produtos". Aposta deu certo. Tanto que a indústria chega a produzir mais de 100 quilos de sorvete por dia na alta estação. Produção que abastece a loja em Pipa e a instalada em Natal, a unidade franqueada da marca.

Os sorvetes da Preciosa são mais saudáveis que os tradicionais porque não contém gordura hidrogenadaOs sorvetes da Preciosa são mais saudáveis que os tradicionais porque não contém gordura hidrogenada. Um sucesso tem explicação. O gelato é mais saudável e nutritivo em comparação com sorvete tradicional. "O Gelato é diferente do que se tem no Brasil. Nosso sorteve italiano é mais saudável porque eliminamos a gordura hidrogenada. A maioria dos nossos sorvetes é  à base de água. Tentamos então passar essa ideia de sorvete como alimento saudável", justifica Carolina Bestetti.

Além de não ter gordura hidrogenada, nos gelatos Preciosa, o cliente não vai encontrar gordura trans, conservantes, aromas artificiais, corantes e antioxidantes sintéticos. Ao contrário, encontra muita criatividade, fruto da busca por entregar sorvetes que trazem a legítima tradição italiana, com sorvetes cremosos, aveludados e sabores intensos característicos do Brasil e da Itália.

ALI e Sebratec

Após abrir a empresa, o casal procurou Sebrae para adaptar o negócio em franquia. Mas os planos ficaram guardados, embora tenham aberto a filial na capital em parceria com empresários que apostaram na proposta da marca e investiram na loja. A empresa passou a ser atendida pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O programa conta com os agentes, bolsistas do CNPq, que são supervisionados por consultores seniores. Eles acompanham in loco o dia a dia da empresa e apontam soluções para pontos passíveis de melhorias.

O ALI é todo custeado pelo Sebrae e o acompanhamento dura , em média, dois anos e meio. A proposta é ampliar os níveis de qualidade, competitividade e produtividade das empresas participantes, através de consultorias especializadas. Por meio do programa, a empresa recebe gratuitamente diagnóstico da situação da empresa, plano de ação e acompanhamento in loco dos agentes, que propõem melhorias para o negócio e avaliam as mudanças implementadas. Com isso, é possível mensurar o grau de inovação em que a empresa se encontra

Depois do ALI, os empresários viram que precisavam ter presença digital e recorreram ao programa Sebraetec, que subsidia em 70% do valor dos serviços tecnológicos, para construção do site da gelateria. Além disso, através de programa, a empresa desenvolveu a tabela nutricional dos produtos comercializados. "Estar com o Sebrae é saber que, se você precisar de algo, vai ter alguém para me ajudar", analisa Carolina Bestetti.

Ela explica um pouco sucesso que os produtos fazem entre o público. "Investimos em bons equipamentos e matéria-prima. Queremos oferecer sempre um bom produto. Nosso objetivo é sempre surpreender pelo bom sorvete".

Com informações e fotos Agência de Notícias Sebrae-RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário