19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
VARIEDADES
Da redação
10/08/2018 15:28
Atualizado
14/12/2018 08:20

Cosern dá dicas de segurança para prevenir acidentes com pipas na rede elétrica

De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, durante todo o ano de 2017 foram registrados 107 desligamentos emergenciais provocados por pipas em todo estado, afetando 341 mil clientes.
Reprodução

Soltar pipa é uma brincadeira divertida mas que, quando não é feita seguindo algumas regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica.

Um dos alertas da campanha educativa #Vamosdarumbasta, lançada pelo Grupo Neoenergia na plataforma virtual www.vamosdarumbasta.com.br em outubro de 2017, diz respeito aos cuidados (confira as dicas abaixo) que todos devemos observar e respeitar ao soltar pipas.

De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, durante todo o ano de 2017 foram registrados 107 desligamentos emergenciais provocados por pipas em todo estado, afetando 341 mil clientes. De 01 de janeiro a 30 de junho de 2018, as ocorrências já chegaram a 19, afetando cerca de 110 mil clientes.

A ocorrência de maior abrangência aconteceu no dia 09 de janeiro, às 9h23, afetando 16.365 consumidores, entre residências e o comércio, nos bairros de Nova Esperança, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos, Santa Tereza e Japecanga, em Parnamirim. 

Uso de cerol é proibido por lei em Natal

Um dos componentes mais perigosos de uma pipa é o cerol aplicado à linha na hora da confecção do brinquedo. Além da possibilidade das pipas se enroscarem nos fios elétricos, causarem curtos-circuitos e até mesmo provocarem o rompimento dos cabos de energia, a brincadeira pode causar choque elétrico.

Por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola, o cerol se transforma, automaticamente, num elemento condutor que, ao tocar no fio do poste, pode energizar a linha que sustenta o brinquedo e provocar um choque elétrico no usuário.

Outro fator preocupante na brincadeira de soltar pipas em locais inadequados é o risco que as linhas com cerol representam para motoqueiros, ciclistas e pedestres, podendo provocar até acidentes com mortes.

Para que não haja riscos à segurança das pessoas nem ao fornecimento de energia, a Cosern reforça as seguintes dicas de segurança:

•      Sempre empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias, para empinar pipas.

•      Não use cerol. O cerol é feito com pó de metal ou vidro. Se o fio do poste for cortado, além da interrupção do fornecimento de energia o fio caído pode ocasionar um acidente.

•      Se a pipa enroscar na rede elétrica ou em algum equipamento, como transformadores, jamais tente resgatar o brinquedo, pois o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal. Nesses casos, ligue para o116 da Cosern e fique longe do fio do poste.

•      Caso a pipa caia dentro de uma subestação, jamais tente acessar a área, pois este é um local de alta tensão e o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal.

Para saber mais

Lei municipal aborda o tema em Natal

No dia 26 de agosto de 2016, o então prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, sancionou a lei 6.635 que autoria o Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar campanhas proibindo o uso de cerol em papagaios e pipas no âmbito do Município de Natal, e dá outras providências.

Confira o texto da Lei:

Art. 1° - Fica autorizado o Poder Executivo Municipal realizar campanhas educativas proibindo o uso de “Cerol” em papagaios e pipas, no âmbito do Município de Natal e dá outras providências.

Art. 2º - O objetivo do projeto é educar a população para a não utilização de “Cerol” ou qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

Art. 3º - Após a realização da campanha de prevenção ao período desses produtos cortantes deverá ser feita advertências ao responsável que for flagrado fazendo uso para as práticas de soltar pipas e papagaios.

Art. 4º - A finalidade de realizar campanhas educativas que objetiva conscientizar o não uso do Cerol, como forma de prevenção de acidentes causados de maneira leviana e acidental.

Art. 5º - As campanhas devem ser estendidas às escolas, meios de comunicação, igrejas, encartes educativos e outros.

Art. 6° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Foto: Cosern/Divulgação

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário