28 MAR 2024 | ATUALIZADO 09:07
NACIONAL
Da redação
21/08/2018 13:31
Atualizado
14/12/2018 08:29

Corpo do jornalista Otávio Frias Filho é cremado em São Paulo

O jornalista, dramaturgo e ensaísta dirigiu a Folha de S. Paulo durante 34 anos, e foi responsável pela criação do Manual de Redação

O corpo do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação do jornal Folha de S. Paulo, foi cremado no início da tarde desta terça-feira (21) em cerimônia realizada no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. Aos 61 anos, Otávio Frias Filho foi vítima de um câncer originado no pâncreas.

O jornalista, dramaturgo e ensaísta dirigiu a Folha de S. Paulo durante 34 anos, e foi responsável pela criação do Manual de Redação, pela criação do primeiro cargo de ombudsman em um jornal na América Latina e da seção Erramos para reunir as correções do jornal.

O velório teve a presença de autoridades, intelectuais, jornalistas e representantes de diversas entidades, ressaltando seu papel para consolidar a Folha de S. Paulo como líder em circulação e audiência.

Homenagens

O editor-executivo da Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila, ressaltou o papel do diretor para contemplar os diversos lados de um mesmo fato. “Seu legado continua na Folha e por todas as gerações de jornalistas formadas por ela. Perdemos um iluminista, que brigava para trazer o aspecto mais plural das ideias, obsessivo com o contraditório”, afirmou Dávila.

O jornalista Clóvis Rossi, colunista da Folha de S. Paulo, destacou as marcas de jornalismo crítico, independente e apartidário deixados por Otávio Frias Filho como diretor da Folha de S. Paulo. “Suas marcas impedem que o jornal te peça para escrever para quem gosta ou não gosta”.

O diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, Fernando Mitre, lembrou do papel de Otávio Frias Filho na cobertura da Diretas Já. “Ele comandou a cobertura no episódio das Diretas Já, sempre lutando por um jornalismo de qualidade e independente.”

O presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa, destacou o legado de ética e liberdade de imprensa deixado pelo diretor da Folha de S. Paulo. “Não se limitou somente ao jornalismo, mas foi importante para várias gerações.”

O presidente da Rede TV, Amilcare Dallevo Júnior, lamentou a perda do jornalista, destacando seu papel pela liberdade de expressão e a pluralidade da informação.

Otávio Frias Filho deixa a esposa, a jornalista Fernanda Diamant, duas filhas e três irmãos.

Da Agência Brasil

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário