24 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:59
VARIEDADES
Da redação
29/08/2018 13:58
Atualizado
14/12/2018 08:34

Guitarrista potiguar Iury Matias é um dos nomes da Noite das Guitarras, em Cabo Verde

Iury é músico profissional e atuou em vários estados do Brasil entre 2005 e 2013, quando se muda para a Europa onde e passa a realizar apresentações na Espanha, Itália, Suíça, Bélgica, passando por Cabo Verde e Portugal
O guitarrista potiguar Iury Matias, também muito conhecido na cena musical mossoroense, onde passou por bandas e acompanhou os principais músicos da cidade, vai participar de importante evento com guitarristas, a 14ª Noite de Guitarras" da Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África.

A Noite de Guitarras, foi instituída no município do Sal, sob proposta do Pelouro de Cultura da câmara municipal, no ano de 2004.

A sua criação vem da necessidade de se valorizar a música instrumental por um lado, mas por outro, foi uma forma encontrada para  confraternizar os moradores, com um concerto intimista, estrelado por grandes guitarristas de instrumentos semi-acústicos e eléctricos.

Este ano, os organizadores celebram a 14ª edição, num evento que já atingiu alguma notoriedade, com simpatia de pessoas das diferentes faixas etárias, amantes da música instrumental cabo-verdiana e internacional. O virtuosismo conseguiu criar uma simbiose perfeita entre a música tradicional, o clássico, contrastando com o jazz. Sem dúvida, o resultado e um casamento entre esses géneros musicais.
 
Iury é músico profissional e atuou em vários estados do Brasil entre 2005 e 2013, quando se muda para a Europa onde e passa a realizar apresentações na Espanha, Itália, Suíça, Bélgica, passando por Cabo Verde e Portugal.
 
Elegeu a cidade do Porto como residência, vivendo atualmente em Portugal e desenvolvendo seu trabalho autoral, bem como outros projetos.
Natural da cidade de Natal, no nordeste do Brasil, iniciou seus estudos em música em 2003 e em 2005 recebeu o prêmio Jovem de Sucesso, pelo jornal “O Público”.
 
Participou de projetos culturais e festivais como; Circuito Ribeira, Projeto 6 & Meia, Som da Mata, Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, Festival Música na Ibiapaba, Curso Internacional de Verão de Brasília/DF, Circuito Fora do Eixo, Semana da Música. Acompanhou
artistas os Caio Padilha, Letto, Riccelly Guimarães, Silvia Sol, Diana Rafaelly, dividindo palco com Elza Soares, Zezé Motta, Gabi Buarque, Livia Mattos, Jubileu Filho, Sérgio Groove, Coutto Orquestra, Gilberto Cabral, Carlos Zens, Márcio Resende.
 
Pelo palco da Noite de Guitarras, já passaram nomes sonantes, tais como: Silvestre Fonseca, Marcos Fernández, Nhela Spencer, Humberto Bettencourt, Manel Di Candinho, Israel Oliveira, Joel Xavier, Paulino Vieira, Luis Rocha, Sandro Pimentel, Bau, Voginha, Kim Alves, Hélder Pelada, Ricardo Castillo, César Lima, Pedro Magala, Hernâni Almeida, John Rendall, entre tantos e tantos outros.

Também já foram homenageados nesse evento, nomes de personalidades como Tututa Évora, Taninho Évora, José Cabral, Alcides Brito, grupo Cacimba da Madrugada, famílias músicas salenses, entre outros.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário