20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
05/09/2018 07:04
Atualizado
14/12/2018 08:56

Celular pega fogo enquanto carregava; "A gente acha que só acontece com os outros", diz jovem

A auxiliar administrativa Jaciara Azevedo deixou o celular carregando e foi até outra sala da empresa onde trabalha quando ouviu um barulho estranho. Ela retornou à sala e viu o celular pegando fogo junto ao carregador
Cedida
VALÉRIA LIMA
Repórter


Tem situação que vemos na TV e pensamos que só acontece com os outros. Foi assim com a auxiliar administrativa Jaciara Azevedo. O celular dela, um Iphone 5, pegou fogo enquanto estava na tomada carregando nesta terça-feira (4), em Mossoró-RN. Felizmente, houve apenas dano material.

Jaciara relatou que colocou o celular para carregar e continuou mexendo no aparelho por alguns segundos, resolvendo assuntos do trabalho. Em certo momento, ela se distanciou do aparelho para fazer cópias em outra sala da empresa onde trabalha. No outro cômodo, ela ouviu um barulho estranho e quando retornou à sua sala viu o celular pegando fogo.

"Quando voltei só vi a fumaça e o celular chiando e queimando por dentro, eu saí correndo para fora do prédio, com medo", relatou a jovem ao MOSSORÓ HOJE, destacando que o fogo apagou sozinho.

Jaciara revelou que ganhou o aparelho há três meses. O mesmo tinha entre um ano e meio a dois anos de uso. Segundo ela, nunca teve problema em usar o celular ao mesmo tempo em que ele carregava, porque, para ela, só ocorreria algum problema se o carregador do celular fosse falsificado. Como o dela era original nunca houve preocupação quanto a isso.

"Coloquei para carregar e fiquei acessando por um tempo, era super tranquilo quanto a isso porque achava que se tivesse que acontecer isso seria com carregadores falsificados, e o meu não era", disse ela.

"O cuidado de Deus comigo foi lindo, reconheço o livramento dele porque se eu estivesse com o celular na hora teria me queimado em grandes proporções, fica o alerta para todos", concluiu a jovem.

A auxiliar administrativa informou que já entrou em contato com a Apple relatando a situação. A empresa ficou de dar um retorno sobre o caso.

Cosern alerta para perigo de usar celular durante carregamento

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) faz um alerta sobre o risco de acidentes no uso dos celulares durante o carregamento. Segundo a companhia, as pessoas devem evitar usar o celular enquanto ele estava carregando na tomada, pois há grande risco de acidentes como explosões ou descargas elétricas.

Ainda conforme a companhia, a preocupação é muito pertinente, uma vez que o Brasil é recordista mundial no uso de telefones celulares. 

O problema principal, alerta a Cosern, é o superaquecimento do aparelho, provocado pela ação simultânea de carregamento e o uso de múltiplas funções (ligações, mensagens, redes sociais, acesso a sites etc), que podem causar uma explosão.

Incidentes relacionados a choques elétricos são mais raros, porém podem ser fatais quando acontecem. Eles podem ocorrer principalmente por defeitos nos carregadores, que tem entre outras funções reduzir o nível de tensão elétrica conforme o padrão técnico adotado pelos fabricantes.

Confira dicas da Cosern sobre o uso de celulares e carregamento:

Não utilize o celular enquanto ele estiver sendo carregado. Se for necessário usar, desconecte-o da tomada e só coloque novamente depois de utilizá-lo;

Utilize o carregador e os cabos originais do aparelho. As diferentes configurações de voltagem e amperagem entre os modelos podem oscilar em equipamentos de marca similar;

Se possível, carregue o seus aparelho na entrada USB do computador. A bateria pode demorar mais para carregar, mas é mais seguro;

Sempre retire o carregador da tomada após o uso. Além do fator segurança, para proteger crianças e animais domésticos, essa atitude evita o consumo desnecessário de energia elétrica;

Durante uma tempestade, evite carrega o seu celular;

Não utilize o celular no banheiro, pois ambientes úmidos aumentam o risco de uma descarga elétrica, pois a água é um bom condutor;

Não durma com o celular sendo carregado embaixo do travesseiro. A bateria, ao ser carregada, está quente e precisa ser resfriada.

Respeite o tempo de carga do celular. Duas horas conectado a tomada é suficiente para recarregar a bateria;

Lembre-se: uma ou duas horas que você fica sem manuseá-lo pode se transformar numa atitude de segurança.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário