O Ministério Público Eleitoral solicitou a Justiça Eleitoral e conseguiu decisão liminar para fazer buscas e apreensões de material publicitário com foto do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente nos comitês e casas dos candidatos a governador, senador e deputado no Rio Grande do Norte.
O Partido dos Trabalhadores e o Comitê de campanha da candidata ao governo Fátima Bezerra e dos demais que tiveram suas casas revistadas pelos promotores do MPE e policiais militares, emitiram uma Nota Esclarecimento negando qualquer irregulidade na campanha. Veja ABAIXO.
A nota, lançada pela assessoria jurídica, diz que respeita mas lamenta a atuação do Ministério Público e da Justiça Eleitoral, por lançarem mão de medida desproporcional e desnecessária em virtude de situação que já estava sendo administrada em outro processo com toda transparência
A operação foi coordenada pelos promotores do MPE com apoio da Policia Militar, com destaque para Natal e cidades vizinhas, assim como em Mossoró. Foram revistadas as casas da candidata Fátima Bezerra, Zenaide Maia, Natalia Bonavides, Fernando Mineiro e Isolda Dantas, e os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores.
Na petição assinada por quatro promotores com atuação no MPE, constam denúncias veiculadas na mídia de que os panfletos com a foto de Lula como caniddato a presidente estava sendo distribuído a população. Neste caso, estaria enganando a população como se Lula fosse candidato.
Em Natal, o MPE anexou matéria veiculada no blog de Talita Moema. Em Mossoró, o MP anexou matéria veiculada no blog de Ismael de Sousa. Na petição do MPE deixa bem claro que não era para apreender material publicitário de campanha que não tivesse explicitamente a foto de Lula como candidato a presidente.
Em contato com o MOSSORÓ HOJE, membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores reafirmaram o que está na Nota de Esclarecimento. Disseram que o material apreendido nos comitês não estava sendo destruído desde quando Lula foi substituído por Haddad no dia 11 de setembro e que a atuação do MPE era desnecessária, considerando que já havia um procedimento em andamento, seguindo todos os tramites, para que o material com foto de Lula presidente fosse totalmente substituído por outro conforme a foto acima: "Presidente Haddad é Lula, vice Manuela"
Nota de Esclarecimento
A respeito da diligência executada na data de hoje em uma das sedes do Partido dos Trabalhadores (PT) e em outros endereços inerentes às candidaturas da coligação formada pelo partido, a assessoria jurídica da candidata Fátima Bezerra vem esclarecer ao público:
1. A medida foi requerida e executada com o intuito de localizar materiais de propaganda que apresentassem o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a Presidente da República, devido a sua substituição pelo candidato Fernando Haddad ocorrida no último dia 11 de setembro.
2. A eventual existência de materiais de propaganda contendo menção ao ex-Presidente Lula como o candidato do Partido dos Trabalhadores a Presidente da República deve-se justamente ao período em que a candidatura estava oficializada perante a Justiça Eleitoral.
3. O Partido dos Trabalhadores, inclusive através da propaganda eleitoral da candidata Fátima Bezerra, já anunciou de forma massiva a candidatura de Fernando Haddad, inexistindo divulgação atual da candidatura do ex-Presidente Lula.
4. Não há nenhuma irregularidade na campanha da candidata Fátima Bezerra, que respeita mas lamenta a atuação do Ministério Público e da Justiça Eleitoral, por lançarem mão de medida desproporcional e desnecessária em virtude de situação que já estava sendo administrada em outro processo com toda transparência.
5. A assessoria jurídica da candidata Fátima Bezerra reitera o atendimento à todas as normas que regem o processo eleitoral, afirma que nenhuma conduta irregular fora praticada e externa sua confiança na Justiça.