16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
MOSSORÓ
Da redação
06/08/2015 09:01
Atualizado
13/12/2018 21:18

Acidentes nas imediações do Vuco-vuco preocupam autoridades

Ocorrências são rotineiras. Os acidentes acontecem principalmente nos cruzamentos próximos à base do SAMU, no bairro Santo Antônio.
Josemário Alves / Arquivo MH

No meio da manhã desta quinta-feira (06), o aposentado Júlio Gonçalves, de 75 anos, bateu sua moto num Corsa preto e sofreu múltiplas fraturas, tendo sido socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia. O acidente que vitimou Júlio não é ato isolado.

O SAMU confirmou que recebe chamados com frequência para socorrer vítimas de acidentes principalmente nos cruzamentos pertos do Mercado do Vuco Vuco, no bairro Santo Antônio. Na região, são pelo menos 15 cruzamentos de ruas asfaltadas que acontecem acidentes.

(Foto: Josemário Alves)

A gerente de planejamento e engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Mossoró, Iasmyn Cabral, confirmou também as ocorrências frequentes e demonstrou preocupação com o quadro. Disse que prepara projetos para melhorar o trânsito na região.

“Nós temos uma lista de ruas que são prioridades para nós, justamente devido a essas ocorrências. Nesta região do Santo Antônio, temos a José Damião, 6 de Janeiro, Pedro Velho, Melo Franco e Juvenal Lamartine. Como estas já são asfaltadas, elas serão fiscalizadas”, relatou. O tráfego também é intenso na José Damião e Avenida Rio Branco.

São precisamente nestas regiões que o SAMU confirma que recebe muitas chamadas com pedido de socorro para vítimas de atropelamentos, motoqueiros e ciclistas. “É comum recebermos chamadas para acidentes nesta área, principalmente nas proximidades do Vuco Vuco”, destaca a central de teleatendimento do SAMU Mossoró.

O SAMU informa ainda que os horários que mais registra acidentes nesta região, como é o caso do que vitimou o aposentado Júlio Gonçalves, são no início da manhã, no final da manhã, no início da tarde e no final do dia. São nestes horários que as escolas abrem e fecham e são nestes horários que a população está saindo ou chegando do trabalho. É a hora de ‘rush’.

O comandante do 2º Distrito de Policia Rodoviária Federal, capitão PM Lima, também demonstrou preocupação com o quadro. Ele aponta que em alguns pontos falta sinalização, porém ressalta que o que causa acidentes mais frequentes são principalmente falta atenção ao condutor dos veículos, sejam eles moto, carro ou bicicleta.

Ele alerta que o condutor de veículos precisa ficar mais atento às Leis de Trânsito, pelo rigor em alguns casos e para não se acidentar em situações que poderiam ser evitadas.

“O condutor deve sempre dar preferência ao lado direito, como diz o Código de Trânsito Brasileiro. Seguindo essas orientações, independentemente de ter ou não sinalização, com certeza vai conseguir acidentes”, recomendou o comandante do 2º DPRE.

As mudanças propostas pelo setor de engenharia de trânsito da Prefeitura estão previstas dentro do Projeto de Mobilidade Urbana de Mossoró, que passa pela chegada dos novos ônibus para o transporte coletivo, recuperação de ruas, controle no acesso de transportes alternativos de outras cidades, recuperação e sinalização de ruas.

O objetivo central da proposta de engenharia é melhorar o tráfego de veículos, seja qual for, e reduzir o número de pessoas socorridas pelo SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia, como foi o caso do aposentado Júlio Gonçalves, de 75 anos, e também para as Unidades de Pronto Atendimento do município, quando os ferimentos não oferecem risco de morte.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário