28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
08/01/2015 22:56
Atualizado
27/09/2021 14:30

Sesap recupera tomógrafo do Hospital Tarcísio Maia de Mossoró

Aparelho realiza, em média, mais de 700 tomografias por mês

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que o aparelho de tomografia do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, já foi recuperado e está funcionando normalmente. O aparelho realiza, uma média, de 700 tomografias por mês.
 
Sem funcionar desde o início de novembro, devido a defeitos técnicos, o aparelho teve substituídas várias peças, dentre elas o tubo de Raios-X, o motor vertical completo e o sistema de refrigeração, importando numa despesa total de R$ 316.340,30. De acordo com a diretora do Hospital Tarcísio Maia, Danísia Freitas, o aparelho de tomografia da unidade tem cumprido uma função social muito importante no atendimento à população das regiões Oeste e Alto Oeste potiguar.
 
Desde novembro a direção estava se empenhando na recuperação do tomógrafo, mas, devido o aparelho ser de fabricação alemã, havia dificuldades na aquisição e substituição das peças. A diretora explica que o uso do tomógrafo é simplesmente essencial em um hospital de emergência e urgência, como o Tarcisio Maia.
 
“O aparelho é o coração da neurocirurgia, é fundamental para o diagnóstico dos casos de Acidente CardioVascular (AVC) e para indicação de cirurgias neurológicas. No tempo que permaneceu parado, praticamente toda demanda do TM foi absorvida pelo Centro de Oncologia e pelo Instituto de Mama e, em último caso, o paciente era encaminhado para  o Hospital Walfredo Gurgel", disse.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário