20 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
ESTADO
Da redação
27/11/2018 14:45
Atualizado
14/12/2018 08:55

Auditores usam cão e interceptam produtos que entrariam no Estado sem certificação

A equipe formada pelos auditores fiscais federais agropecuários Angelo de Queiroz e Romero Teixeira, além do canino Léo, fiscalizou a operação de desembarque das tropas militares participantes do Cruzex 2018

Uma equipe de auditores fiscais federais agropecuários, a K9-CNCD, foi requisitada pelo chefe do Estado Maior da Ala 10, em Natal (RN), para realizar operação de fiscalização agropecuária durante o desembarque das tropas militares participantes do exercício operacional multinacional Cruzeiro do Sul Experience (Cruzex 2018), que ocorre entre os dias 18 e 30 de novembro, reunindo 13 países, na capital potiguar.

A equipe formada pelos auditores fiscais federais agropecuários Angelo de Queiroz e Romero Teixeira, além do canino Léo, fiscalizou a operação de desembarque das tropas militares participantes do Cruzex 2018 e detectou bagagens contendo produtos que não possuíam permissão para ingresso no país sem a devida certificação. A maior parte dos produtos apreendidos era frutas, principalmente maçãs, produtos cárneos suínos embutidos e laticínios, como queijos. Eles foram devidamente destruídos em local apropriado. "Estamos num momento delicado, com atenção redobrada em decorrência do registro de novos casos de peste suína africana em países da Europa, Ásia e África, que se entrarem no país, podem gerar prejuízos significativos para a produção agropecuária. Por isso é tão relevante essa operação", afirma o auditor Angelo de Queiroz.

O Cruzex é um exercício operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002 que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os diferentes países participantes. A edição de 2018 envolveu cerca de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. Este é o maior treinamento conjunto multinacional promovido pela FAB, reunindo também a Marinha e o Exército. Participaram do exercício, além do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru, Uruguai, Alemanha, Bolívia, índia, Portugal, Suécia e Venezuela.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário