28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
NACIONAL
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
26/01/2019 23:18
Atualizado
26/01/2019 23:48

Tragédia em Brumadinho: Número de mortes chega a 34 e 356 ainda estão desaparecidas

Até o momento, foram resgatadas 366 pessoas, sendo 221 funcionários da Vale e 145 terceirizados. Desse total, 23 estão hospitalizados. Oito já foram oficialmente identificados; Buscas foram suspensas às 20 horas e serão retomadas às 4 horas deste domingo, 27
Area devastada na região de Brumadinho, em Minhas Gerais, pelo rompimento da barragem da Vale do Rio Doce, que teve R$ 5 bilhões bloqueados pela Justiça para pagar pelos danos

O governo de Minas informou que já foram identificados oito mortos no rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O governo chegou a informar que o número de mortos subiu para 40, porém a informações foi retificada - e foi mantido o número de 34 mortos. As buscas por sobreviventes foram suspensas às 20h de hoje (26) e serão retomadas às 4h deste domingo.

Até o momento, foram resgatadas 366 pessoas, sendo 221 funcionários da Vale e 145 terceirizados. Desse total, 23 estão hospitalizados. 

As equipes do Corpo de Bombeiros incluem 205 integrantes, sendo 175 especializados no trabalho de resgate de vítimas de soterramento. O trabalho de monitoramento da barragem B6 continua. 


Multa

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais estipulou multa de R$ 99 milhões à empresa Vale, por responsabilidade dos danos causados pelo rompimento da barragem.

Os recursos, segundo o governo mineiro, serão destinados aos reparos. O secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, informou que a empresa deverá ser notificada até segunda-feira (28) e, a partir daí, terá 20 dias para recorrer. 


Luto

O governador Romeu Zema decretou luto oficial de três dias a contar da data do decreto que foi ontem (25). Zema voltou a agradecer o empenho de todos que colaboram neste momento de sofrimento, desde os bombeiros que vieram de outras cidades e estados, até as autoridades que foram a Brumadinho conferir de perto os estragos, prestar solidariedade e contribuir com medidas que ajudarão a resolver os problemas da região e dos atingidos.

O governador destacou as presenças do presidente Jair Bolsonaro - que sobrevoou hoje a região -, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; do ministro da Defesa, Fernando Azevedo; do Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário