18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:21
POLÍTICA
JUSSARA SOARES - AGÊNCIA O GLOBO
14/02/2019 16:05
Atualizado
14/02/2019 16:06

Maia liga para Guedes e diz que queda de Bebianno ameaçaria reforma da Previdência

A interlocutores, o presidente da Câmara avaliou que depois de entregar a aprovação da reforma da Previdência, Bolsonaro não hesitará em sufocá-lo politicamente, caso também entre em rota de colisão com os filhos
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ligou na manhã desta quinta-feira para o ministro da Economia, Paulo Guedes
Jorge William/Agência O Globo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ligou na manhã desta quinta-feira para o ministro da Economia, Paulo Guedes,para enviar um recado ao presidente Jair Bolsonaro: a possível queda da ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, pode atrapalhar a aprovação dareforma da Previdência. Segundo duas fontes ouvidas pelo GLOBO, Maia argumentou que, ao exonerar Bebianno, principal aliado durante a campanha, o presidente indicaria que não honrará compromissos com o Congresso.

A interlocutores, o presidente da Câmara avaliou que depois de entregar a aprovação da reforma da Previdência, Bolsonaro não hesitará em sufocá-lo politicamente, caso também entre em rota de colisão com os filhos.

Embora publicamente Maia tenha afirmado que não "se intrometerá em conflitos de parentes do presidente", ele argumentou com Guedes que tem bom relacionamento com Bebianno, elogiado por ele após ser reeleito para a Presidência da Câmara. O ministro, embora comandando uma pasta esvaziada, se aproximou do parlamentar e passou a ser visto como uma alternativa ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, cuja relação com Maia está estremecida desde que atuou nos bastidores para impedir a releição dele à presidência da Câmara.

A atuação de Maia em favor de Bebianno foi tratada na madrugada desta quinta-feira em conversas de WhatsApp e em um encontro de aliados do ministro que articulam para evitar a queda do ministro e conter a instabilidade no Palácio do Planalto.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro recebe Onyx e Guedes no Palácio da Alvarada. Em entrevista à TV Rercord na noite de quarta-feira, o presidente prometeu para hoje "bater o martelo sobre a reforma."

Mais cedo, o presidente recebeu os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos Alberto Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), além do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara. Todos sairam do local sem dar entrevistas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário