30 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
NACIONAL
16/02/2019 12:12
Atualizado
16/02/2019 22:48

Os agrotóxicos também são remédios, remédios das plantas, diz ministra

“Então, a gente só usa agrotóxico, ou pesticida, ou, enfim, o nome que quiserem dá, né? Porque é preciso. O produtor não usa se não precisa usar. Agora tem maneira de usar sem afetar a saúde. Os agrotóxicos também são remédios, remédios das plantas”, destaca a ministra em entrevista Coletiva na Fazenda Santa Júlia
Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, em visita a Fazenda Santa Júlia, pertencente ao grupo da Agrícola Famosa, maior produtora de melão do mundo, em Mossoró, comenta sobre o uso de agrotóxico na fruticultura irrigada e a crítica dos ambientalistas

Indagada pela repórter da TCM a respeito do uso de agrotóxico e a crítica dos ambientalistas, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, em visita a Fazenda Santa Júlia, em Mossoró/RN, respondeu:

“Acho que tem que ter muito equilíbrio. O uso de agrotóxico é muito técnico. Então, o que temos que fazer, principalmente nas pequenas culturas: Se você tiver um processo de governança, se você tiver um processo de ágil, que atenda a muitas culturas.... Hoje o Brasil tem um problema muito sério com as culturas pequenas, que nós chamamos de "mainocroff". Então você tem produtos que não são registrados para estas pequenas culturas. E ai o produtor fica sem saber o que usar. Então, a lei, existe aí os ambientalistas, ninguém é contra o orgânico. Eu tenho certeza que se o Luiz produzir o melão sem usar nada, seria ótimo. Mas as vezes é preciso usar. Aqui está se fazendo o controle biológico, que também é uma coisa que vem crescendo no Brasil”, destaca a ministra.

Tereza Cristina continua: “Então, a gente só usa agrotóxico, ou pesticida, ou, enfim, o nome que quiserem dá, né? Porque é preciso. O produtor não usa se não precisa usar. Agora tem maneira de usar sem afetar a saúde. Porque para isto, é igual a remédio. Quando você tem uma doença séria, você tem que usar, tem que combater. Quando você usa o remédio errado, na dose errada, isto mata também. Os agrotóxicos também são remédios, remédios das plantas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário