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SAÚDE
08/04/2019 11:00
Atualizado
08/04/2019 11:09

Especialista fala sobre a conscientização do Espectro Autista

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Autismo. A psicóloga, Luanna Gomes, do Hapvida Saúde, diz que os pais e educadores precisam ficar atentos aos primeiros sinais de alerta do problema.
O autismo é classificado em três graus: Leve, moderado e severo. Cada grau apresenta sua especificidade e em cada indivíduo de forma única.

O mês de abril é reconhecido no país pela campanha de conscientização do autismo. Os primeiros sintomas podem ser percebidos logo na fase inicial da infância.

Se a criança não apresenta um olhar fixo, não corresponde aos estímulos, apresenta atraso na fala, tem dificuldade na interação, apresenta comportamentos estereotipados (repetitivos) é um sinal de alerta aos pais e educadores.

O autismo é classificado em três graus: Leve, moderado e severo. Cada grau apresenta sua especificidade e em cada indivíduo de forma única.

Apesar de se desenvolver de formas diferentes, há três características comuns e bem conhecidas: a dificuldade na comunicação, a dificuldade na interação social e comportamentos restritos e repetitivos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é dividido em 4 tipos: Síndrome de Asperger, Transtorno generalizado do desenvolvimento, Transtorno autista e transtorno desintegrativo da infância.

O diagnóstico é realizado por uma equipe multidisciplinar: neurologista, psicóloga, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e a equipe escolar, caso a criança esteja nesse período da vida.

De acordo com a psicóloga do Hapvida Saúde, Luanna Gomes, não existe exame que detecta o autismo, “a avaliação é estritamente clínica”.

Ainda segunda a psicóloga o autismo pode se apresentar juntamente com a hiperatividade. Mas são condições diferentes. Geralmente aos dois anos os pais começam a notar os primeiros sinais.

Por isso, a especialista sinaliza que “quando for percebido um atraso no desenvolvimento da criança, os responsáveis podem buscar uma avaliação e um acompanhamento com a equipe multidisciplinar”.

Uma vez que quanto mais cedo a criança recebe as intervenções necessárias, maior a probabilidade do desenvolvimento”.


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