16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
SAÚDE
Da redação
16/03/2015 18:32
Atualizado
13/12/2018 10:40

Quadro se agrava em Natal e governador pede Força Nacional ainda hoje no RN

Presos nas unidades prissionais de Natal, Parnamirim e Nízia Floresta estariam já nos pátios, ameaçando fuga em massa; fora vários ônibus foram incendiados na Grande Natal

O governador Robinson Faria informa que conversou com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, há poucos instantes e pediu que envie, ainda hoje, a Força Nacional para o Rio Grande do Norte, depois do caos instalado nos presídios e nos ataques a ônibus na Grande Natal no início desta noite.

O governador já havia solicitado a Força Nacional no RN desde semana passada. Estão sendo esperados pelo menos 200 homens da Força Nacional para reforçar a segurança no Estado, conforme informou a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social.

Esta informação foi confirmada pela chefe de gabiente Tatiana Mendes Cunha, do Governo Robinson. Segundo ela, o governador decretou calamidade no sistema penitenciário. Os homens da Força Nacional chegam nesta terça-feira, num Hercules, da Fab. Também está vindo para o RN um helicóptero da Força Nacional.

Robinson Faria estava participando de uma solenidade da Câmara Municipal em Mossoró, em homenagem aos 163 anos do município, quando recebeu o aviso de que o quadro na grande Natal estava praticamente insustentável, com ataques sucessivos a ônibus e com os presídios “explodindo”.

O quadro é mais complicado no Raimundo Nonato, em Parnamirim e nos pavilhões de Alcaçuz. Os presos já teriam derrubado as portas das celas e estão soltos no meio do pátio, sendo seguros apenas pelos policiais nas guaritas que estão efetuando disparos para evitar fuga em massa.

O juiz Henrique Baltazar Villar dos Santos reconhece que o sistema prisional do RN está sendo controlado por membros de facções criminosas conhecidas por Sindicato do RN e Primeiro Comando da Capital. Este último, em video gravado dentro de Alcaçuz, assume o comando dos ataques.

Nas ruas, após os primeiros ataques a ônibus, as empresas determinaram o recolhimento dos veículos as garagens, deixando milhares sem ter como retornar para suas casas ou se deslocar para escolas.

O governador suspendeu sua agenda em Mossoró e embarcou para Natal. Há poucos instantes ele escreveu em sua conta no Twitter que antes de viajar para Mossoró havia se reunido com o Comitê Emergencial (foto acima) formado para enfrenta a questão do Sistema Prisional.

Hoje pela manhã, o juiz corregedor do sistema prisional do Rio Grande do Norte, Henrique Baltazar Villar dos Santos, escreveu que ou o Governo adotava medidas urgentes ou perderia o controle do sistema prisional, prevendo inclusive fuga em massa.

Há poucos instantes, o governador disse informou que havia conversado com o ministro da Justiça e solicitado a presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte em situação de emergência.  “Conversei agora há pouco com o ministro da Justiça Eduardo Cardoso e solicitei que venha ainda hoje a Força Nacional”, escreveu o governador.

Completou informando que vai trabalhar 24 horas por dia para resolver esta situação de uma vez por todas. O governador decreta estado de emergência.

O secretário de Interior e Justiça do Rio Grande do Norte, Zaidem Heronildes, diante do caos, pediu exoneração do cargo. A diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, também foi afastada do cargo. Esta informação foi confirmada pela chefe de gabiente Tatiana Mendes Cunha.

Esclarecimentos

O Governador Robinson Faria e a secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, concedem às 10h, no primeiro andar do Ciosp, na Escola de Governo, coletiva de imprensa sobre sistema prisional e as recentes medidas adotadas pela pasta em virtude dos últimos episódios registrados em Natal.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário