O Corpo de Bombeiros Rio Grande do Norte, a Caern e a defesa civil continuam em alerta na cidade de Santana do Matos, no interior do estado, para garantir a segurança da população local em caso de novos rompimentos em barragens.
Por causa das últimas chuvas, as paredes das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todas no município de Fernando Pedroza, foram rompidas.
“Estamos no local com duas viaturas, botes e militares atentos, principalmente, no risco de rompimento da barragem Vavá 2 e a de São Miguel 2, que tem capacidade para 8,5 milhões de metros cúbicos.”, disse o tenente-coronel Bezerra, diretor de engenharia e operações do Corpo de Bombeiros do RN.
OPERAÇÃO
Veja mais:
Governo vai aumentar sangradouro para evitar rompimento de açude.
A partir desta terça-feira (23) será realizada uma intervenção no sangradouro do reservatório a fim de diminuir a altura e aumentar a extensão para escoamento da água, impedindo um possível rompimento.
O rebaixamento ocorrerá pela retirada de um dique, que vai aumentar a vasão do sangramento de forma controlada, sendo 10cm por vez até o volume de 80cm, cota que manterá a barragem em uma situação segura.