28 MAR 2024 | ATUALIZADO 12:21
VARIEDADES
DA REDAÇÃO
03/05/2019 15:38
Atualizado
03/05/2019 15:38

Debate na terceira edição do slam leva artistas de Mossoró a vídeo-livro internacional

Artistas irão produzir poesias para produto audiovisual a ser transmitido na África, Europa e Estados Unidos, a partir de palestra da próxima edição do Slam, na sexta-feira
O Slam Mossoró é sempre marcado por uma proposta de integração entre a arte e a educação. O evento é uma competição de poesias autorais, em que qualquer pessoa pode se inscrever e competir com textos de até três minutos. O campeão da noite é classificado para a final do ano, a ser realizada em agosto em Mossoró e que classifica o campeão para disputar a final estadual, marcada para o mês seguinte, também em Mossoró. A próxima edição do Slam Mossoró será realizada na sexta-feira (3), às 19h
Divulgação

O Slam Mossoró é sempre marcado por uma proposta de integração entre a arte e a educação. O evento é uma competição de poesias autorais, em que qualquer pessoa pode se inscrever e competir com textos de até três minutos. O campeão da noite é classificado para a final do ano, a ser realizada em agosto em Mossoró e que classifica o campeão para disputar a final estadual, marcada para o mês seguinte, também em Mossoró. A próxima edição do Slam Mossoró será realizada na sexta-feira (3), às 19h, no auditório Elizeu Ventania, na Estação das Artes.

Antes de apresentar as poesias autorais, os artistas participam de debates com professores, ativistas e artistas, sobre temas políticos e socioculturais da atualidade. Nesta terceira edição de 2019, o debate será sobre “Liberdade de Expressão e de Imprensa em Tempos de Fake News”. Os convidados são os jornalistas Esdras Marchezan, Ugmar Nogueira, Daiany Dantas e a socióloga Cristina Barreto.

Os artistas deverão estar mais atentos do que nunca neste debate, pois, a partir do conteúdo abordado na palestra, eles irão produzir poesias autorais, para o vídeo-livro “Liberdade de Expressão e Censura política no contexto de Estados Militarizados”, idealizado pela associação Bloco 4 Foundation, sediada em Moçambique. Esse trabalho tem supervisionamento da professora de história da África, Marissa Moormaan, que atualmente leciona na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. O antropólogo moçambicano Tirso Sitoe, presidente da Bloco 4, também supervisiona o trabalho. A Bloco 4 é uma associação que também integra o pesquisador mossoroense e idealizador do Slam Mossoró, Carlos Guerra Júnior (conhecido como Rapper Mossoró).

A proposta de produzir poesias a partir de conhecimento científico parte da concepção de ecologia dos saberes do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. O renomado professor entende que, apesar de muito importante, o conhecimento acadêmico tem um alcance limitado, por isso, é necessário realizar um diálogo contínuo com outras formas de conhecimento. Dessa forma, cria-se uma ecologia entre arte e academia ou saber científico e conhecimento vindo das ruas. Isso porque cada conhecimento é melhor aplicado para cada realidade. Boaventura de Sousa Santos inclusive visita o estado do Rio Grande do Norte em outubro, quando receberá dois títulos de Doutor Honoris Causas, devido as suas contribuições teóricas, para o desenvolvimento do conhecimento no estado. A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão as responsáveis por conceder esses títulos.

No caso da UERN, o professor Esdras Marchezan, que é um dos palestrantes da edição de sexta-feira do Slam Mossoró, compõe o gabinete da reitoria da UERN, que propôs o título de Doutor Honoris Causa ao professor, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI/UERN). Por conta disso, ele também será o responsável por avaliar os poemas dos artistas que entrarão no vídeo-livro. Serão selecionados até cinco poetas com poemas de um minuto.

São desafiados para essa proposta todos os artistas que participam da terceira etapa e também os campeões das duas primeiras edições (Lucas Professor e Douglas Soares), que já estão garantidos na final do ano. Os poemas sobre o tema da palestra, no entanto, não serão apresentados para o público de imediato, visto que o vídeo-livro exige ineditismo dos trabalhos enviados.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário