28 MAR 2024 | ATUALIZADO 14:30
SAÚDE
COM INFORMAÇÕES DO G1
22/05/2019 09:25
Atualizado
22/05/2019 09:25

Mais de 300 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe no RN

Segundo o relatório divulgado pelo ministério da saúde apenas 69% do público-alvo da campanha no estado recebeu a dose da vacina. A campanha termina no dia 31 de maio.
No início do mês de maio a Sesap confirmou a morte de 6 pessoas, causadas pelo vírus da influenza, por isso a importância da imunização.
FOTO: ROMERO MENDONÇA/SECOM

Mais de 300 mil pessoas consideradas do público-alvo ainda não se vacinaram contra o vírus influenza no Rio Grande do Norte.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (21) com números de todo o Brasil da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza.

Segundo o relatório, o Rio Grande do Norte vacinou 685.322 pessoas até o momento e a expectativa é de que 993.277 pessoas sejam atendidas. Atualmente, o número de pessoas vacinadas corresponde a 69% do total.

A campanha teve início no dia 10 de abril e no Brasil mais de 37 milhões de pessoas foram imunizadas até o momento. A intenção é que sejam 59 milhões. A campanha se encerra no próximo dia 31.

A vacina não é capaz de causar a gripe, pois inclui só pedaços do vírus. A única contraindicação é para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como a clara de ovos, usada na fabricação.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias e idosos.

Também podem receber a vacina profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.

Porém, qualquer pessoa pode tomar a vacina. Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário