27 NOV 2024 | ATUALIZADO 15:04
POLÍTICA
COM INFORMAÇÕES DO G1
05/07/2019 17:22
Atualizado
05/07/2019 17:23

Bolsonaro recebe sugestões de nomes da lista tríplice para chefia da PGR

O presidente não deu garantia de que acataria a sugestão da lista tríplice. Caso não escolha um nome da lista, Bolsonaro quebra uma tradição de 15 anos na qual os presidentes vêm escolhendo uma das sugestões da Associação Nacional dos Procuradores da República para chefiar a Procuradoria-Geral da República.
O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina em setembro.
FOTO: REPRODUÇÃO

Na tarde desta sexta-feira (5) a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entregou ao presidente Jair Bolsonaro a lista tríplice com sugestões de nomes para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina em setembro. Tradicionalmente, a ANPR faz uma eleição entre os procuradores e encaminha os três nomes mais votados para o presidente da República, a quem cabe a palavra final.

O presidente pode escolher um procurador fora da lista, se quiser. Na campanha eleitoral, no ano passado, Bolsonaro disse que não necessariamente indicaria para a PGR um nome entre os apontados pela ANPR.

A lista foi entregue a Bolsonaro pelo presidente da associação, Fábio Nóbrega. Ao deixar o Palácio do Planalto, Nóbrega disse aos jornalistas que o presidente não deu garantia de que acataria a sugestão da lista tríplice.

"O que ele [Bolsonaro] disse de maneira muito clara é que está pensando", afirmou o presidente da ANPR. "E que sem pressa vai fazer a análise da lista", completou.

Na eleição da ANPR, o subprocurador-geral Mário Bonsaglia recebeu 478 votos e foi o mais votado. Também compõem a lista tríplice Luiza Frischeisen, que obteve 423 votos, e Blaul Dallouol, que recebeu 422 votos.

LISTA TRÍPLICE

A tradição de formação da Lista Tríplice iniciou-se em 2001. Trata-se de um processo que atende ao clamor dos procuradores da República de indicar aquele que acreditam ser o mais preparado para gerir a instituição.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário