25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
VARIEDADES
15/07/2019 16:34
Atualizado
15/07/2019 16:41

LabSis da UFRN registra novo tremor de terra em Quixeramobim/CE

O tremor foi sentido na comunidade de São Joaquim, por volta das 2h49 desta segunda-feira (15). Desde março, o Laboratório de Sismologia da universidade vem monitorando e analisando os dados oriundos das estações sismográficas instaladas na região
A estrela vermelha mostra o local de maior incidência do tremor.
FOTO: REPRODUÇÃO/LABSIS

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou um novo tremor de terra, nesta segunda-feira (15), na região de Quixeramobim, no Ceará.

O tremor registrado pelos equipamento foi de magnitude preliminar 1.8 e aconteceu durante a madrugada, por volta das 2h49.

Desde o mês de março o laboratório vem monitorando e analisando os dados oriundos das estações sismográficas instaladas na região.

Esse evento foi captado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN e foi sentido pelos moradores da localidade de São Joaquim, no município de Quixeramobim.

No dia 16 de junho a LabSis já havia registrado um tremor na cidade. Este último havia sido de magnitude preliminar estimada em 1.9, também em São Joaquim.

Segundo o relato de moradores do local, um estrondo foi sentido e, logo em seguida, um tremor de terra. Esse evento em específico foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.

Os especialistas do LabSis informaram que é impossível prever como essa atividade sísmica vai progredir, podendo parar de repente, se manter no nível de magnitude atual ou até mesmo ficar mais intensa, podendo haver terremotos de magnitude maior que os até agora observados. “Só o tempo dirá qual das hipóteses é a verdadeira”, explicaram.

O município de Quixeramobim está localizado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. É a segunda maior cidade do sertão central, com uma população de 75.565 habitantes.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário