29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
VARIEDADES
19/07/2019 15:32
Atualizado
19/07/2019 15:33

Bem-estar animal: cães de estimação absorvem estresse dos donos

Um estudo mostrou que os bichinhos apresentam mudanças no comportamento, como agressividade, a partir do nível de estresse dos seus donos.
FOTO: REPRODUÇÃO

Pessoas que sofrem de estresse podem “passar” para os seus cães de estimação. É o que apontou um estudo realizado na Universidade de Linköping, da Suécia.

A pesquisa, que foi publicada este ano pelo periódico Scientific Reports, analisou 58 cães, 25 da raça border collie e 33 pastores de shetland, e suas respectivas donas, todas mulheres.

A descoberta baseou-se em análise da concentração de níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, no organismo das pessoas e de seus pets.

A médica veterinária Bárbara Leite explica que os pets carregam uma carga emocional grande durante a rotina, o que pode fazer com que eles tenham mudanças de comportamento como agressividade, por exemplo.

“O convívio com os seres humanos afeta diretamente a fisiologia do animal. E o estresse altera os níveis do hormônio cortisol que pode ser percebido por mudanças de comportamento, como agressividade, tristeza e até falta de apetite”, afirma a especialista.

É possível ainda perceber outros sinais que indicam quando os bichinhos não estão bem. Podem apresentar problemas como diarreia ou vômitos, se coçar demasiadamente, chacoalhar mesmo estando seco, ranger os dentes, ter falta de atenção, respiração ofegante e bocejar muito.

Outras atitudes como morder, cavar, latir sem razão, defecar e urinar em locais inadequados ou arranhar janelas e portas podem indicar que o animal precisa ser examinado por um especialista para identificar os motivos que estão contribuindo para este quadro.

A veterinária, que também é coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, indica as raças de cachorro que são mais suscetíveis a sofrerem de estresse.

“Os das raças Pinsher, Shih Tzu, Cocker e Poodle. Os cães são mais suscetíveis por serem mais próximos e dependentes dos seres humanos, mas todas as espécies que convivem com estes podem sofrer com o estresse do seu tutor”, acrescenta.

Se na simples convivência os pets podem ter o psicológico abalado, quanto mais se sofrerem maus tratos. Abandonar, espancar, gritar, mutilar, manter o animal preso em correntes pode não só causar lesão física, como também marcas profundas no comportamento do animal.

“É necessário dar atenção sempre. Não alterar o tom de voz, não agredir o animal de estimação de forma alguma”, conclui Bárbara.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário