19 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:20
SAÚDE
23/07/2019 10:59
Atualizado
23/07/2019 11:04

Sesap adquire 85 mil bolsas para pacientes ostomizados no Rio Grande do Norte

As bolsas foram adquiridas através do Programa de Órtese, Prótese e materiais especiais (OPME), da Secretaria da Saúde Pública do RN; a quantidade adquirida vai beneficiar diretamente 1.978 pessoas devidamente cadastradas no programa durante os próximos três meses.
FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública adquiriu esta semana um total de 85 mil bolsas e outros itens de material destinado ao atendimento de pessoas com estomias intestinais e urinárias.

O objetivo é assegurar a assistência integral à saúde de pacientes ostomizados por meio de ações no âmbito do SUS.

As aquisições fazem parte do Programa de Órtese, Prótese e materiais especiais (OPME). A quantidade adquirida vai beneficiar diretamente 1.978 pessoas devidamente cadastradas no programa durante os próximos três meses.

Segundo Lívia Garcia, diretora técnica do Centro de Reabilitação de Adultos (CRI/CRA), a Sesap está realizando um novo processo licitatório que vai assegurar a aquisição do material previsto para 12 meses. O custo dessa primeira remessa é de 534.195,00.

Apesar de atender a um público rotativo, para não deixar de suprir a demanda de novos usuários, o CRI/CRA faz cadastramento diário de novos pacientes, que mensalmente dá uma média de 30 novos cadastros que automaticamente entram no programa de doação do material.

As bolsas são coletores de dejetos dos pacientes que passaram por algum procedimento cirúrgico em algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário ou outro órgão.

“São pessoas que dependem dessas bolsas para poder levar uma vida praticamente normal nos ambientes de trabalho e social e que têm no Programa a única opção de recebê-lo gratuitamente”, explica Lívia Garcia.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário