O advogado mossoroense e ex-diretor administrativo do Idema, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, acusado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte de comandar esquema de desvio de R$19,3 milhões do Idema em menos de dois anos, está detido no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Tirol.
Gutson, que é filho da ex-procuradora geral da Assembleia Legislativa do RN, Rita das Mercês Reinaldo, presa há 15 dias na Operação Damas de Espadas.
Rita das Mercês Reinaldo, que, por sua vez, é acusada de desviar mais de R$ 5,6 milhões dos cofres da casa Legislativa do RN.
Na operação que predeu Gutson, até o momento já foram identificadas como beneficiárias do esquema ilícito de desvio de recursos públicos as empresas A MACEDO MAFRA-ME, FABÍOLA MERCEDES DA SILVEIRA ME, CONCEITO RENT A CAR LTDA ME, J E DE O SOARES ME, RAMON ANDRADE B F SOUZA ME, M D S DE LIMA SERVIÇOS ME e ANTONIO TAVARES NETO ME, todas vinculadas a pessoas da Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade. O dinheiro, em sua maior parte, era sacado em espécie nas instituições financeiras mantenedoras das contas das empresas.
Os demais presos – Renato Bezerra de Medeiros, Clebson José Bezerril e João Eduardo de Oliveira Soares – chegaram no fim da tarde de ontem, após prestarem depoimento aos promotores do Patrimônio Público e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ao Centro de Detenção Provisória Ribeira (CDP Ribeira), na zona Leste de Natal. Após se entregar à Justiça também no fim da tarde de ontem, o empresário Antônio Tavares Neto deu entrada na unidade prisional por volta das 20h.
Saiba mais: