29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
EDUCAÇÃO
ANNA PAULA BRITO
22/08/2019 12:06
Atualizado
22/08/2019 12:46

“Resultado da ONHB é exemplo da eficiência do ensino nos IFs”, diz professor

Gerardo Júnior, professor de História do campus do IFRN em Mossoró, disse ao MOSSORÓ HOJE que é preciso fortalecer o ensino nos institutos e, de maneira alguma, aceitar uma possível privatização e/ou o sucateamento dos IFs.
Equipes do IFRN na Unicamp, em São Paulo.
FOTO: CEDIDA

Os alunos do Campus de Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte trouxeram 6 das 20 medalhas que o estado conquistou na XI edição da Olimpíada Brasileira de História do Brasil (ONHB).

Com esta nova conquista, o campus já coleciona 45 medalhas, em nove edições da Olimpíada, sendo 15 de ouro, 14 de prata e 16 de bronze, além de 88 menções honrosas.

Veja mais:

Rio Grande do Norte se destaca com 20 medalhas na ONHB 2019


O Professor de História do Instituto, Gerardo Júnior, responsável pela preparação dos estudantes para a ONHB, conversou com o MOSSORÓ HOJE sobre alegria dessa nova conquista.

Apesar do contingenciamento de recursos promovido pelo Governo Federal, quem vem afetando o funcionamento dos Institutos Federais, o professor acredita que o desempenho dos estudantes provou a força da qualidade de ensino da instituição.

“O resultado a ONHB deste ano é um exemplo da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem dos Institutos Federais como um todo e do IFRN, em específico”, disse.

Gerardo enfatizou que é preciso fortalecer e defender ainda mais os pressupostos educacionais que estão consubstanciados no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição.

“Não podemos aceitar uma possível privatização e/ou o sucateamento dos Institutos Federais.

Acredito que o diferencial do IFRN é a proposta de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, em 04 anos, que possibilita aos estudantes uma formação educacional mais completa e complexa”, explicou.

Veja mais:

Jean Paul defende mais IFs ao invés da militarização de escolas públicas


EQUIPES NA FINAL DA OLIMPÍADA

Este ano o IFRN, campus Mossoró, conseguiu classificar 23 equipes para a etapa final da ONHB.

O professor Gerardo contou que, apesar das dificuldades encontradas devido a falta de verba, todas a equipe classificadas conseguiram participar do evento, que aconteceu na Unicamp, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de agosto.

“Todas foram a São Paulo, 5 foram custeadas pelo Campus e as outras 18 foram com recursos obtidos através de rifas, vaquinha eletrônica, cotas e ‘paitrocinadores’”.

Veja depoimentos de alunos sobre a importância da ONHB.


Gerardo concluiu dizendo que as medalhas são consequência do processo de aprendizado ao longo de todas as etapas da Olimpíadas, mas que a vivência que os alunos tiveram vai muito além de medalhas e certificados.

“Por exemplo, andar de avião pela primeira vez; sair de seu município e/ou estado pela primeira vez; conhecer uma das maiores Universidades da América Latina; conhecer um dos maiores Shopping Center da América Latina; desenvolver maiores autonomias intelectual e de vida; fazer e fortalecer novas amizades com estudantes e professores de vários recantos do Brasil, entre outros”.


VEJA OS NOME  E FOTOS DAS EQUIPES E ALUNOS MEDALHISTAS DO IFRN MOSSORÓ













Equipe Os Inconfidentes - medalha de ouro 

Caio Levi Oliveira de França, Lara Carla Freitas Rodrigues e Joanna Alycia Campos de Oliveira.

Equipe Villas Boas - medalha de ouro

Nicolas Gustavo Souza Costa, Thiago Gurgel Régis e Mariana Medeiros de Souza

Equipe Os Miseráveis - medalha de prata

Vitória Maria Alves, Emerson Santana, Antonia Ingrid de Oliveira Leandro.

Equipe Tríade Capitolina - medalha de bronze

Pedro Henrique da Silva Pereira, Vitória Lima, Eletice Costa.

Equipe Daltro - medalha de bronze

Mel Gurgel, Yasmin Ohana, Lívia Fonseca.

Equipe L'as Bandoleiras - medalha de bronze

Ana Luíza Aquino Bezerra, Fernanda Larissa Fernandes, Bárbara Lívia Barra.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário