28 MAR 2024 | ATUALIZADO 15:06
EDUCAÇÃO
ANNA PAULA BRITO
26/08/2019 12:00
Atualizado
26/08/2019 17:53

Projeto do 2º DPRE leva conhecimento sobre trânsito à escolas da região

O Projeto de Educação de Trânsito na Escola (Projete) é voltado para alunos do 5ª ano de escolas públicas e privadas. O Projete já atendeu a 18 escolas, atendendo a 1237 alunos e mais 120 que estão em processo de formação, no momento. O objetivo é ensinar lições sobre do código e questões de cidadania para um trânsito mais seguro e harmônico.
O Projeto de Educação de Trânsito na Escola (Projete), conta com aulas práticas e teóricas de trânsito, ministradas na sala de aula e na rua, para alunos do 5º ano das escolas de Mossoró e região, todas acompanhadas dos professores e de dois instrutores da DPRE, o Sargento Francisco e o Cabo Giancarlo.
FOTO: CEDIDA/2º DPRE

 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual, com sede na cidade de Mossoró, vem realizando um projeto de educação no trânsito, voltado para alunos do 5ª ano das escolas de Mossoró.

O Projeto de Educação de Trânsito na Escola (Projete) foi implantado na cidade no segundo semestre de 2016 e já atendeu a 18 escolas, onde 1237 alunos foram formados no curso.

Neste momento, o Projete está sendo desenvolvido em duas novas escolas de Mossoró: a Rotary e o Gurilândia. Nesta nova fase, serão formados cerca de 120 crianças.

O Projete conta com aulas práticas e teóricas de trânsito, ministradas na sala de aula e na rua, todas acompanhadas dos professores e de dois instrutores da DPRE, o Sargento Francisco e o Cabo Giancarlo.

O curso tem duração de aproximadamente 6 meses e, ao final, o aluno recebe certificado e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) simbólica, dizendo que ele concluiu o curso com êxito.

"A gente trabalha a cidadania voltada para o trânsito, visto que eles ainda não são condutores, mas são um elemento do trânsito, pois são pedestres. O objetivo principal é passar esses valores às crianças, buscando não só ensiná-las a seguir as regras do código, mas a harmonia social, o bom convîvio e possibilitando a utilizando a o compartilhamento dos espaços, porque quando você não respeita, o trânsito se transforma num caos", explicou o Cabo Giancarlo.

O policial conta que hoje já é possível observar uma mudança na cultura das crianças com relação ao trânsito.

"A gente já percebe a mudança de valores. É um projeto que começa ainda na primeira infância e a gente tenta passar questões não apenas de conteúdo com relação às regras do código, mas também com relação a valores, como por exemplo não jogar lixo na ruas, respeitar o pedestre etc", contou o Cabo Giancarlo.


O comandante do 2º DPRF, Major Lima, explicou que o Projete tem servido para que os pais das crianças também fiquei mais prudentes no trânsito.

"Percebemos que os pais já estão ficando mais prudentes, tendo em vista que dentro do carro já existe um fiscal de trânsito, que é o próprio filho. Alguns [pais] já me confidenciaram que ao se aproximar de um semáforo o filho já diz: painho, lá na frente tá vermelho. Então os pais já estão sendo fiscalizados desde cedo".

O Projete é voltado para todas as escolas, privadas e públicas, tanto do município quanto do estado. Segundo o Major Lima, diversas escolas da região já foram atendidas, inclusive na Zona Rural da cidade de Mossoró, e deve ser expandido para outras cidades da região.

"Agora nós estamos tentando implantar o Projete nas cidade de Tibau, Felipe Guerra e Baraúna", contou o Major Lima.

Para ter o Projete na escola, o diretor deve enviar um ofício de solicitação ao DPRE. Contudo, como existem apenas dois policiais qualificados para ministrar o curso, forma-se uma lista de espera.

"Nós temos uma fila de espera de, aproximadamente, 15 escolas. Está sendo muito bem aceito esse projeto e diariamente a gente recebe ofícios de escolas pedindo que a gente implante o Projete, nessa determinada escola. Então a gente pede um pouco de paciência a esse diretores, porque a gente pretende atender toda a demanda, conforme a ordem de chegada dos ofícios", explicou o Major Lima.

Questionado sobre a influência que o Projete pode ter sobre as crianças, o Major Lima disse que é uma educação que vai dar bons frutos, que serão colhidos a longo prazo.

"A gente acredita que é um projeto de grande futuro, pois quando a gente coloca uma criança pra estudar trânsito desde cedo, a gente vai ter, lá na frente, o resultado que são mais vidas salvas e um trânsito mais seguro, com certeza". concluiu































Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário