Diminuição no apetite, fraqueza e perda de peso sem explicação são sintomas de câncer no intestino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, em 2018 foram detectados quase 37 mil novos casos da doença no Brasil, sendo a maior incidência nas mulheres.
A enfermidade manifesta-se principalmente em pessoas com mais de 50 anos, que tenham excesso de peso, alimentação desregulada, histórico familiar, além da exposição ao tabagismo e bebidas alcoólicas.
O oncologista do Hapvida Saúde, Dr. Rodrigo Jerônimo, explica quais são os principais meios de prevenção.
“A prática de atividade física aliada a uma alimentação saudável, rica em fibras, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal e a combater as células que levam a doença”.
Fiquem atentos aos sintomas:
Sangue nas fezes;
Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
Dor ou desconforto abdominal;
Fraqueza e anemia;
Perda de peso sem causa aparente;
Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
Massa (tumoração) abdominal.
Segundo o médico, para possibilitar maiores chances de tratamento, o diagnóstico deve ser feito no estágio inicial.
“Exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com os sinais acima podem detectar a doença. Os tumores de cólon e reto (ou colorretal) podem ser detectados precocemente através de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias)”.
O tratamento depende do estágio do tumor, pode ser por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia entre outras opções. É importante ressaltar que o câncer de intestino não é uma doença contagiosa. Procure seu médico ao sentir algum dos sintomas acima.