28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:09
VARIEDADES
COM INFORMAÇÕES DO G1
17/09/2019 11:20
Atualizado
17/09/2019 11:24

Paciente com câncer recebe visita de cachorro e médicos notam melhora

O caso aconteceu em Recife/PE. Flávio Santos, que tem metástase no peritônio e nos ossos, recebeu a visita do seu cachorro de estimação, Agadir, durante o tratamento de câncer e a melhora foi visível; “Conversei sobre a possibilidade de dar alta”, disse o médico Rodrigo Tancredi.
Paciente com câncer recebe visita de cachorro e médicos notam melhora no quadro clínico, em Recife/PE
FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois do reencontro do guia de turismo Flávio Santos com seu cachorro de estimação, Agadir, durante o tratamento de câncer, profissionais de saúde que acompanham o paciente têm percebido melhora no quadro.

"Hoje (17) eu e João passamos lá e eu me surpreendi, ele estava consciente, orientado, conversando. Conversei sobre a possibilidade de dar alta”, disse o médico Rodrigo Tancredi.

João Chagas, a quem o médico se refere, é companheiro de Flávio há 23 anos. Para o designer de interiores, lembrar da experiência traz a emoção à tona. “Ele me agradeceu muito [pelo reencontro]”, diz.

Segundo o profissional de saúde, o contato com animais de estimação traz benefícios para o corpo e para a mente.

“Do ponto de vista psicológico, os pacientes conversam mais, ficam mais animados e têm aumento de apetite. Do ponto de vista fisiológico, ocorre redução da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica Tancredi.

No caso de Flávio, que tem metástase no peritônio e nos ossos, não foi diferente. “A gente notou visivelmente no outro dia a melhora dele. [...] A melhora ocorreu de uma forma gradativa e se mantém”, conta.

O REENCONTRO

Internado desde 23 de agosto, Flávio sempre demonstrou para a equipe médica a saudade do pet que o acompanha há oito anos. O reencontro ocorreu no dia 10 de setembro, mas as imagens da visita de Agadir passaram a circular nas redes sociais dias depois.

O desejo de Flávio foi realizado no edifício-garagem do Hospital Memorial São José, no Centro do Recife, já que a entrada de animais é proibida na ala oncológica da unidade de saúde.

O cão também precisou de um laudo veterinário para comprovar que estava com a vacinação em dia.

A visita ocorreu dentro do projeto "O que importa para você?", em que o hospital promove a realização de desejos de pacientes com longos períodos de internação ou de casos específicos.

"Já realizamos casamento e dia dos namorados, mas foi a primeira vez que trouxemos um animal", conta a supervisora de enfermagem da ala oncológica, Luísa Frazão.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário