25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
ESTADO
22/10/2019 10:18
Atualizado
22/10/2019 10:24

Voluntários ainda podem se cadastrar para ajudar na limpeza das praias do RN

O cadastro para participar da operação "Se Chegar a Gente Limpa", que tem como objetivo montar mutirões para atuação na limpeza das praias potiguares atingidas por manchas de óleo, segue até esta quarta-feira (23) e pode ser feito pelo site do Governo do RN.
FOTO: ELISA ELSIE

O Governo do Estado recebe até amanhã (23) o cadastro de voluntários que desejem atuar na operação "Se Chegar a Gente Limpa", que tem como objetivo montar mutirões para atuação na limpeza das praias potiguares atingidas por manchas de óleo.

FAÇA SEU CADASTRO AQUI .

A ação é parte do Plano de Resposta e Mitigação de Desastre que começou a ser traçado após a instalação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no sábado (19), sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, para tratar das manchas de óleo encontradas no litoral do Rio Grande do Norte.

Os cadastrados passarão por uma triagem que será feita pelas coordenadorias de Defesa Civil de cada município.

Os voluntários selecionados passarão por uma capacitação entre os dias 24 e 25, quando receberão orientações para atuar nos mutirões coordenados pelo Gabinete Civil, por meio da Defesa Civil Estadual, e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Quando acionados os voluntários também receberão equipamentos de proteção individual.

Veja mais:

Governadora pede ao senador Fabiano Cantarato para visitar o Nordeste


O cadastro, por orientação da Secretaria da Estado da Saúde Pública (Sesap), só pode ser feito por quem tem mais de 16 anos e que não possua nenhum problema de saúde crônico Idoso e gestantes estão impedidos de se voluntariar.

Paralelo ao cadastro de voluntariado, o Idema ainda está conduzindo até uma nova etapa da operação Mancha Negra para averiguar a situação nas praias e estuários, além de uma nova rodada de orientação aos municípios sobre a coleta e armazenamento do óleo.

O Governo orienta ainda que a coleta de resíduos deve ser feita apenas sob orientação técnica dos órgãos ambientais e da Defesa Civil, pois há risco de contaminação.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário