O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, bem como os cadernos de questões, foram liberados para consulta nesta quarta-feira (13), conforme o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ambos podem ser acessados pelos estudantes através do Site Oficial do Enem. É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final do candidato.
Na correção do Enem é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.
As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020, com data ainda a ser confirmada pelo Inep. Contudo, os estudante que fizeram o exame para autoavaliação de conhecimentos, terão que esperar até março de 2020 pelo resultado de suas provas.
Quem teve problemas com logística ou se sentiu prejudicado durante a aplicação do Enem 2019 deve fazer o pedido de reaplicação da prova até a próxima segunda-feira (18).
O resultado no Enem pode ser usado para acesso à educação superior, no Brasil e em algumas instituições de Portugal, além de programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, tais como o Sisu, o Prouni, o Fies e Convênio com instituições portuguesas.