25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
NACIONAL
20/11/2019 11:58
Atualizado
20/11/2019 12:00

STF julga legalidade da liberação de dados fiscais sigilosos sem autorização judicial

A votação foi iniciada nesta quarta-feira (20). O Supremo já firmou que a decisão será base para ser seguida por todos os tribunais do país em processos relacionados ao assunto.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou na manhã de hoje (20) a julgar se órgãos de controle que monitoram dados fiscais e bancários podem compartilhar dados sigilosos com órgãos de investigação sem a necessidade de autorização judicial.

Atualmente, a praxe é que órgãos de controle como a Receita Federal e a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Coaf, enviem ao Ministério Público Federal (MPF) relatórios sobre movimentações atípicas, que podem indicar atividade ilícita.

No caso concreto, os ministros julgam o recurso do MPF contra a anulação, pela segunda instância da Justiça, de uma condenação por sonegação fiscal do dono de um posto de gasolina em São Paulo.

A investigação teve início a partir de um relatório do Fisco repassado diretamente aos procuradores.

O Supremo já firmou que a decisão sobre o caso terá repercussão geral. Isso significa que, ao final do julgamento, será firmada uma tese a ser seguida por todos os tribunais do país em processos do mesmo tipo.

ACOMPANHE AO VIVO


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário