16 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:41
MUNDO
11/12/2019 15:27
Atualizado
11/12/2019 17:36

Greta Thunberg é a mais jovem a ser eleita 'pessoa do ano' pela revista "Time"

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11). A ativista sueca, de 16 anos, ganhou fama e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza.
Chamada de "Pirralha" por Bolsonaro, Greta Thunberg é a mais jovem a ser eleita 'pessoa do ano' pela revista "Time". O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11). A ativista sueca, de 16 anos, ganhou fama e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza.
FOTO: REPRODUÇÃO/REVISTA TIME

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita a 'pessoa do ano' pela revista "Time" nesta quarta-feira (11).

Ela ganhou fama e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza. A estudante é a pessoa mais jovem a ser indicada individualmente ao título.

Em 2018, Greta deixou de ir a aulas nas sextas-feiras em Estocolmo para protestar contra o aquecimento global. O ato solitário ganhou apoio nas redes sociais e se tornou uma campanha mundial conhecida como "Fridays For Future" (ou 'Sexta-feiras pelo Futuro', em tradução livre).

Ela já discursou em eventos internacionais como a Cúpula do Clima (Nova York), Conferência do Clima da ONU e o Fórum Econômico Mundial.

Greta apareceu na lista de termos mais procurados no Google em 2019. Ela ficou em sétimo lugar na categoria "nomes" mais buscados no mundo.

'PIRRALHA'

Um dia antes de Greta ser nomeada “Pessoa do Ano”, o presidente Jair Bolsonaro criticou o espaço dado pela imprensa para a ativista, a quem chamou de “pirralha”.

Isso porque, no sábado (7), Greta compartilhou um vídeo sobre as mortes dos indígenas brasileiros e escreveu que esses povos são assassinados ao tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal.

"A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, pirralha", declarou o presidente.

Horas depois da fala do presidente brasileiro, Greta mudou a sua apresentação no Twitter para "Pirralha".

TRAJETÓRIA DE GRETA EM 7 TÓPICOS

Ela conta que aos 8 anos, na escola, ouviu falar pela 1ª vez sobre aquecimento global e disse ter ficado assustada com a falta de ação dos adultos.

Ela conta que o temor em relação ao meio ambiente foi um dos fatores em um período depressivo, no qual deixou de ir à escola por um tempo.

Aos 11 anos, ela foi diagnosticada com Asperger, um tipo de autismo. Ela diz que essa condição é chave em seu modo de agir e interpretar o mundo.

Depois de pesquisar e convencer os pais sobre a crise climática, a estudante começou em 2018 a deixar de ir a aulas nas sextas para protestar.

Ato solitário ganhou apoio nas redes sociais e foi seguido pelo mundo sob o nome de "Fridays For Future".

Greta já discursou eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, e o Fórum Econômico Mundial.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário