Não é de hoje que a tecnologia vem mudando o modo como nos relacionamos e ajudando a melhorar inúmeros aspectos da vida. Computadores, celulares e tablets já fazem parte do dia a dia de toda a família.
Mas qual seria a idade ideal para que a criança inicie a utilização desses aparelhos? A pediatra do Hapvida, Drª Kallydya Fonseca, que tem vasta experiência na área responde alguns questionamentos.
Em que idade é saudável a criança assistir em tablets e smartphones?
Até os dois anos nós orientamos que a criança não utilize esses aparelhos. A partir dessa idade o ideal seria no máximo uma hora por dia.
Quais malefícios a utilização desses aparelhos podem acarretar na criança?
Dependendo da idade da criança o mau uso da tecnologia pode causar ansiedade, problemas na visão ou na coluna devido a posição do corpo, dificuldade de concentração. O importante é os pais ou responsáveis supervisionarem a criança ou adolescente para que haja um controle do tempo.
Como os pais devem agir caso a criança esteja passando muito tempo nos aparelhos eletrônicos?
A primeira atitude é o exemplo, os pais também precisam deixar os aparelhos um pouco de lado. A mesa, por exemplo, é bom que todos conversem, interajam. Não se devem fazer as refeições assistindo, pois a criança não percebe nem o que está mastigando.
A pediatra ressalta que é importante lembrar que carinho, interação social, contato, atividades em família são muito importantes e fazem parte do desenvolvimento saudável de qualquer ser humano, e as crianças merecem essa atenção especial.