Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Diferente do que muita gente pensa ela pode surgir em qualquer idade e em diversas partes do corpo.
De acordo com a dermatologista do Hapvida, Drª Mirella Fulco, “as espinhas são muito comuns na adolescência quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos, pois são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele”.
Esses hormônios, chamados andrógenos e estrógenos, são produzidos tanto pelos ovários (mulher) e testículos (homem) quanto pelas glândulas supra renais (duas pequenas glândulas situadas sobre os rins) em ambos os sexos. A produção dos andrógenos é maior nos homens e a dos estrógenos é maior nas mulheres.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é que a acne seja tratada o mais precocemente possível.
Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.
Para a dermatologista, a prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele acneica ou oleosa. Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade.