27 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:53
SAÚDE
03/03/2020 16:59
Atualizado
03/03/2020 16:59

RN economiza 27% na compra de medicamentos pelo Consórcio Nordeste

No mês de fevereiro foi realizada a primeira aquisição de medicamentos através do Consórcio, firmado pelos 9 estados nordestinos em 2019. O diretor geral da Unicat/RN, Ralfo Medeiros, ressaltou a importância da economia com os medicamentos adquiridos, que representam grande impacto, ou pelo custo, ou por atenderem a um grande número de usuários.
FOTO: REPRODUÇÃO

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos do Rio Grande do Norte (Unicat) fez a primeira aquisição de medicamentos através do Consórcio Nordeste.

Foram comprados em fevereiro seis tipos de medicamentos de forma conjunta com outros estados, o que possibilitou uma economia de 27% dos custos para a Sesap, chegando a 63,47% a redução em um item individual.

O diretor geral da Unicat, Ralfo Medeiros, ressaltou a importância da economia com os medicamentos adquiridos, que representam grande impacto, ou pelo custo, ou por atenderem a um grande número de usuários. “A redução dos custos mostra que o objetivo do consórcio foi atingido”.

O Edital realizado pelo Consórcio contemplou dez medicamentos, dos quais a Unicat adquiriu seis, indicados para osteoporose, asma grave, acne grave, doença de Crohn e mioma.

Os medicamentos foram empenhados e a Unicat aguarda a entrega. Dos dez itens ofertados, quatro a Sesap já dispõe, por isso não houve a necessidade da compra de todos os itens.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi assinado pelos governadores nordestinos em março de 2019, durante o Fórum de Governadores do Nordeste.

Trata-se de uma parceria jurídica entre os nove Estados da região para ações de interesse comum em áreas como saúde, educação e segurança.

Na área da saúde, o objetivo é realizar compras coletivas de material e medicamentos. A compra de forma conjunta pode gerar economia nas aquisições, diferente dos processos licitatórios individuais.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário