22 SET 2024 | ATUALIZADO 18:26
SAÚDE
Da Agencia Brasil
17/09/2015 03:50
Atualizado
14/12/2018 00:07

Terremoto no Chile deixa cinco mortos e 1 milhão de desalojados

?Lamentamos a morte de cinco cidadãos chilenos, apresentamos as condolências do governo a todas as famílias, informa Mahmoud Aleuy, representante do governo Chileno
Pablo Sanhueza / Reuters

O forte tremor de terra, de 8,3 na escala Richter - segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos -,  registrado na noite dessa quarta-feira (16) no Chile, deixou pelo menos cinco mortos e 1 milhão de pessoas desalojadas.

Veja mais

Terremoto de 8,3 sacode o norte do Chile e gera alerta de tsunami

Foi mantido alerta de tsunami no país, informou hoje (17) o subsecretário do Ministério do Interior, Mahmoud Aleuy.

 “Lamentamos a morte de cinco cidadãos chilenos, apresentamos as condolências do governo a todas as famílias. Estimamos em 1 milhão o número de pessoas retiradas de suas casas", disse Aleuy.

As autoridades chilenas divulgaram o alerta de tsunami em toda a costa do país, depois do tremor, que atingiu o Norte, o Centro e o Sul.

O balanço anterior era de três mortos, sete feridos graves, várias pessoas com pequenos ferimentos e danos materiais.

Milhares de chilenos passaram a noite em áreas elevadas, esperando que as autoridades suspendam o alerta de tsunami em mais de 4 mil quilômetros de costa.

Aa população deslocou-se para áreas seguras, situadas a mais de 30 metros acima do nível do mar, informou a agência Efe.

 

Tremores foram sentidos em baixa intensidade em SP

A Defesa Civil de São Paulo informou hoje (16) à noite que recebeu chamadas de moradores das regiões da Avenida Paulista, da zona Norte e da zona Leste da capital com queixas de tremores de baixa intensidade. A unidade da Universidade Anhembi Morumbi, localizada na Paulista, dispensou os alunos por volta das 20h15.

O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 ligações, principalmente dos bairros Tatuapé e Vila Mariana, na zona sul, e também das cidades vizinhas de Guarulhos e Osasco. Não há registro de feridos.

Um terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter atingiu hoje (15) o Chile. O tremor ocorreu no mar, a 11 quilômetros de profundidade, às 19h54 (hora local). O país também recebeu um alerta para tsunami

O epicentro fica a 71 quilômetros da cidade de Illapel, na Província de Choapa, localizada no Norte de Santiago, capital do país, onde vivem 5 milhões de habitantes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário