22 SET 2024 | ATUALIZADO 11:39
SAÚDE
Da redação
21/09/2015 09:32
Atualizado
14/12/2018 00:04

Força Nacional fica mais 180 dias no Rio Grande do Norte

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acatou pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, já que foi decretada situação de emergência no sistema prisional do estado
Felipe Gibson/G1

O Diário Oficial da União publicou hoje (21) portaria que autoriza a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no policiamento ostensivo e radiopatrulhamento de unidades prisionais de Natal e da região metropolitana.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acatou pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, já que foi decretada situação de emergência no sistema prisional do estado.

As operações contarão com o apoio logístico previsto nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os governos federal e estadual, que disponibilizará a infraestrutura necessária à instalação de base administrativa, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências.

Se for necessário, o prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser novamente prorrogado.

Operações

Além da operação ostensiva em apoio ao sistema penitenciário, com policiais militares, a Força Nacional também desenvolve no Rio Grande do Norte, a pedido do governo do estado, outras três operações:

- Judiciária, com equipes de investigadores reforçando a apuração de homicídios;

- Perícia, com peritos e papiloscopistas intensificando levantamentos e confecção de laudos sobre crimes em geral;

- Guardas-vidas, com bombeiros da Força Nacional prevenindo afogamentos no litoral potiguar - Aviação Policial, com profissionais de segurança pública especializados auxiliando os órgãos locais nessa área de atuação.

A Força

Hoje, a Força desenvolve mais de 39 operações, simultaneamente, em 13 estados e no DF, envolvendo policiais militares, policiais civis, bombeiros militares ou profissionais de perícia. Após concluírem até dois anos de operações, eles retornam às suas instituições de origem.

Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, a Força Nacional é um programa de cooperação federativa criado em 2004 com a participação profissionais de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Suas equipes atuam em situações de crise e operações especiais em apoio aos entes federativos.

Veja mais:

  • Chacina de Caraúbas tem nove suspeitos, diz delegado
  • “Ouvimos uns batidos estranhos”, diz diretora sobre tentativa de fuga na Cadeia de Caraúbas
  • Após troca de tiros, PM recaptura foragido de Cadeia de Caraúbas
  • Justiça interdita Cadeia Pública de Caraúbas
  • Presos ficarão nos corredores durante reforma da Cadeia de Caraúbas
  • Detento é esfaqueado no Pavilhão 5 de Alcaçuz durante rebelião
  • Detentos de Caicó envolvidos em confrontos são transferidos para Natal
  •  

     

     

     

     

    Notas

    Publicidades

    Outras Notícias

    Deixe seu comentário