16 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
EDUCAÇÃO
03/06/2020 16:08
Atualizado
03/06/2020 16:22

Municípios têm até o final de junho para aderir ao programa Tempo de Aprender

De acordo com o MEC, 3,4 mil municípios já fizeram a adesão. Criado a partir da Política Nacional de Alfabetização (PNA), o programa tem como foco a pré-escola e os 1º e 2º anos do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.
FOTO: REPRODUÇÃO

O novo prazo para que estados e municípios possam aderir ao programa Tempo de Aprender se encerra em 30 de junho. Lançado pelo governo federal em fevereiro, o programa é focado nas principais deficiências da alfabetização no país. Inicialmente, a previsão para adesão era até 30 de maio.

O Ministério da Educação não explicou os motivos para a prorrogação. Criado a partir da Política Nacional de Alfabetização (PNA), o programa tem como foco a pré-escola e os 1º e 2º anos do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.

É voltado ainda para o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização a professores e gestores escolares dessas etapas de ensino. O Tempo de aprender possui 10 ações, estruturadas em quatro eixos.

De acordo com a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, que é responsável pelo programa, até o momento 3.433 municípios já fizeram a adesão. O número representa 62% das cidades brasileiras. Para participar, os municípios, através dos secretários de Educação, devem preencher um formulário eletrônico.

Para a construção do documento, foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos que são: formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores, materiais e recursos para alunos e professores e o acompanhamento da evolução dos alunos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário