20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
SAÚDE
27/07/2020 14:45
Atualizado
27/07/2020 14:45

Os riscos do colesterol alto: excesso pode causar doenças cardíacas e AVC

O colesterol é essencial para o bom funcionamento do corpo, ele é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Porém o excesso de colesterol ruim podem causar complicações graves, inclusive levando o paciente à morte, é o que explica o angiologista Nelson Brandão.
FOTO: REPRODUÇÃO

Um dos grandes vilões da saúde é o colesterol alto. Essencial para o bom funcionamento do corpo, ele é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

É, ainda, importante para a formação de hormônios de vitamina D e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

Porém o excesso de colesterol ruim podem causar complicações graves, inclusive levando o paciente à morte.

Segundo o angiologista do Hapvida, Dr. Nelson Brandão, o colesterol no sangue circula ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). O excesso de LDL é que está associado às doenças cardíacas e pode provocar infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“O excesso de colesterol bom (HDL), por outro lado, até protege das doenças cardíacas. Por isso, quando medimos o colesterol total no sangue, precisamos sempre saber o quanto se deve ao colesterol bom e o quanto se deve ao ruim. Só o ruim precisa ser tratado”.

A forma mais eficaz de prevenção é manter uma alimentação saudável e com baixos níveis de gorduras saturadas.

Deve-se evitar o excesso de gorduras de origem animal, excesso de frituras e de alimentos embutidos (salames; salsicha). Procurar ingerir mais frutas, verduras e legumes. Reduzir a ingestão de gorduras.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário