A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) realizou esta semana a retomada gradual e responsável das visitas dos internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte em cinco unidades prisionais.
A medida obedeceu a uma série de protocolos e procedimentos para garantir a segurança e preservação da vida de internos, familiares e servidores, e aconteceu de acordo com o planejado.
As visitas estavam suspensas desde o dia 13 de março em razão da pandemia do novo coronavírus.
As visitas aconteceram no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim Feminino, no Complexo Penal João Chaves Masculino, no Complexo Penal João Chaves Feminino, na Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento e, nesta sexta-feira (4), na Cadeia Pública Nominando Gomes da Silva, em Nova Cruz.
Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, a retomada das visitas é submetida a uma série de medidas sanitárias e de distanciamento elaboradas pelo Comitê de Crise do Covid-19 da SEAP.
As visitas sociais não têm contato físico e está sendo liberado um visitante adulto por preso. O local destinado ao recebimento das visitas respeita a proporção de duas pessoas para cada cinco metros quadrados e não é permitido visitante com idade superior a 60 anos, menores de idade, do grupo de risco, gestante, e que apresente qualquer sintoma relacionado ao Covid-19. Todo espaço é higienizado antes e depois dos procedimentos.
O secretário Pedro Florêncio explicou que a SEAP equipou todas as 17 unidades com álcool 70%, pias com sabão à disposição dos visitantes para a higienização obrigatória das mãos, além de equipamentos para desinfecção, de proteção individual e saneantes.
“O uso de máscara é obrigatório e as visitas têm trinta minutos de duração a partir do encontro do visitante e o interno”, disse o secretário.
Nas visitas realizadas na Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento, em Natal, os visitantes usaram capote e touca para evitar qualquer tipo de contaminação aos pacientes.
Segundo o cronograma da SEAP, nas unidades com mais de 600 presos, as visitas reiniciam entre 23 de setembro e 9 de outubro.
O Comitê divulga semanalmente através do site da SEAP (www.seap.rn.gov.br) a lista e o cronograma das unidades aptas ao recebimento de visitas. As televisitas por meio da Internet estão mantidas.