A instalação da sonda rotativa foi concluída no final da tarde desta quinta-feira (7). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) contratou este equipamento para retirar bomba presa a 380 metros, dentro do poço que abastece a cidade de Tibau.
Nesta sexta-feira (8), serão iniciadas as tentativas de içamento (pescaria) da bomba que está impedindo o funcionamento do poço. Por este motivo, nos últimos dias, a cidade está com o abastecimento suspenso.
De acordo com o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, este tipo de sonda permite mobilidade e a descida de equipamentos que vão facilitar a retirada da bomba presa ao poço.
Tentativas anteriores com o guindaste e peças feitas para o serviço conseguiram retirar outros equipamentos como cabos elétricos e outros componentes do sistema.
Veja mais
CAERN inicia operação com sonda para resgatar bomba do poço de Tibau
Já retirada da bomba, que pesa mais de duas toneladas, será feita pela sonda. Ainda não é possível dar um prazo para a retirada da bomba, mas tão logo a mesma seja içada, o poço será reativado para distribuir água.
“A equipe da Caern está fazendo todo o esforço, desde o início deste incidente, para resolver a questão do abastecimento de Tibau”, explica o gerente Márcio Bruno. A situação é uma prioridade para a Companhia e para o Governo do Estado.