29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da Assecom / UERN
09/01/2015 08:41
Atualizado
11/12/2018 16:13

Estado convoca a UERN para combater analfabetismo no RN

Secretário de Educação do Estado Francisco das Chagas Fernandes conversou com o reitor Pedro Fernandes e o vice reitor Aldo Godim também sobre a inclusão do Pronatec na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Na primeira audiência com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o secretário de Educação do Estado, Francisco das Chagas Fernandes, disse que a instituição terá participação efetiva no plano educacional do Estado e receberá total apoio na busca de parcerias com o governo federal. A primeira manifestação ocorreu com a proposta de uma agenda em Brasília.

Em reunião com o reitor Pedro Fernandes e o vice-reitor Aldo Gondim, nesta quinta-feira (08), o secretário acatou o pedido da UERN para a busca de inclusão da instituição no  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e já se dispôs a solicitar uma audiência no Ministério da Educação (MEC) para tratar do assunto.

“Vou agendar uma audiência no MEC para tratarmos desse tema”, observou, garantindo que também solicitará a volta da UERN ao programa INCLUIR que implanta políticas de acessibilidade nas universidades brasileiras.

O secretário disse que visitará a UERN, confirmando o interesse do governador Robinson Faria em cumprir agenda específica em Mossoró, com a instituição.

“Já conversei com o governador sobre uma visita à UERN e ele manifestou interesse em cumprir agenda com esse fim”, ressaltou, acrescentando que repassará informações ao governador sobre a primeira audiência com os gestores da instituição.

O secretário convocou a UERN para participar do Plano Estadual de Educação que tem como foco o combate ao analfabetismo e envolverá as universidades do Estado.

“A UERN tem 45 turmas de licenciatura em todo o RN  e é quem forma professores no interior”, adiantou o reitor Pedro Fernandes.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte fomenta a educação básica potiguar, sendo responsável pelo maior programa de formação de professores (PARFOR) e pelo maior Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Estado. “

"A universidade hoje é multiprofissional e está intimamente alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE)”, pontua o reitor.

Além das licenciaturas, a instituição também tem políticas de inserções nos municípios, como o CAPACITASUAS - Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social.

O programa é desenvolvido em parceria com o Estado e está presente nos 167 municípios do RN.

FESTUERN- Na audiência com o secretário estadual de Educação o reitor Pedro Fernandes também solicitou a renovação da parceria para o Festival de Teatro Universitário (FESTUERN) que envolve cerca de 30 escolas públicas.

O FESTUERN é realizado em outubro, mas durante todo o ano letivo são promovidas oficinas e outras atividades entre a UERN e as Escolas. "Além da cultura, o FESTUERN colabora com o combate à evasão escolar”, argumentou Pedro Fernandes, enfatizando que a Secretaria de Educação do Estado tem sido uma grande colaboradora na promoção do FESTUERN.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário