Na manhã desta terça-feira (2) a governadora Fátima Bezerra fez a leitura da mensagem anual na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
Na ocasião, a chefe do Executivo prestou contas sobre as principais ações tomadas ao longo de 2020, um ano que foi atravessado por uma pandemia global e que mobilizou esforços e recursos, nunca antes imaginados, para a área da saúde.
O novo vírus mudou os rumos do planejamento da gestão estadual. Rumos que levaram ao caminho, incansável, de proteger e salvar a vida dos potiguares, ao proporcionar um serviço público de saúde preparado para recuperar e salvar vidas e diminuir a angústia de familiares e amigos das pessoas infectadas.
Para tanto, o Governo do Estado ampliou em mais de 500 leitos SUS, só no ano de 2020 para o combate à Covid-19.
É nesta conjuntura de dor, de luta, muito trabalho, esperança e realizações que venho a esta Casa Legislativa, prestar contas às Excelentíssimas Deputadas, aos Excelentíssimos Deputados
Estaduais e à sociedade potiguar, nosso maior resultado: preservamos e salvamos vidas! Com ações de segurança pública e, principalmente, na saúde”, diz a governadora, em trecho de sua mensagem.
Fátima ressaltou a felicidade com o início da vacinação contra a Covid-19 e a esperança que o imunizante trouxe para a retomada da economia.
A vacinação, que agora começa, é o resultado da vitória política do Fórum de Governadores, do qual orgulhosamente fazemos parte. A vacinação do nosso povo potiguar se deve à vitória de uma frente que também une cientistas, jornalistas, parlamentares, sindicatos de trabalhadores, entidades empresariais, religiosas e da sociedade civil. Uma frente ampla contra o negacionismo, o obscurantismo e o anticientificismo que ameaçavam dominar a nação, os estados, as capitais e os rincões”, disse em outro trecho
Lembrou que as vacinas estão chegando aos poucos e pediu aos deputados estaduais que se somem à luta para que o plano nacional de imunização não tenha descontinuidade e a vacinação seja acelerada.
Além do tema da Saúde, a governadora ainda prestou contas da sua gestão em 2020, sobre as área de segurança pública, educação e cultura, inclusão social, agricultura e agropecuária, recursos hídricos e infraestrutura, funcionalismo e sobre desenvolvimento econômico.
Veja AQUI a mensagem na íntegra.