Somente no ano de 2021, a polícia militar do Rio Grande do Norte já registrou a morte de 19 policiais vítimas da Covid-19. Deste total, 12 estavam atualmente na reserva remunerada da corporação.
Desde o início da pandemia, 47 agentes integrantes das forças de segurança pública estadual morreram em virtude da Covid-19, sendo 16 da ativa e 31 aposentados ou da reserva.
Trata-se de um grupo de profissionais cuja atuação presencial é imprescindível para o combate ao coronavírus, sobretudo em ações de fiscalização das medidas restritivas.
No dia 30 de março, o Ministério da Saúde acatou a resolução proposta pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta recentemente pelo órgão federal, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, para gerir a crise sanitária causada pelo coronavírus, e incluiu os profissionais de segurança pública no grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesap), a vacinação dos agentes de Segurança, que inclui policiais militares, civis e bombeiros, está prevista para começar nesta quinta-feira (08).
A imunização será realizada nos municípios de Caicó, Nova Cruz, Mossoró, Pau dos Ferros e Natal. O processo será realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) junto com os municípios e Regionais de Saúde.