24 SET 2024 | ATUALIZADO 08:12
MOSSORÓ
Da redação
13/10/2015 08:43
Atualizado
12/12/2018 09:34

Líder do MST João Stédile debate agricultura familiar em Mossoró

A abertura será na terça-feira (13), às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Durante os eventos acontecerão mesas redondas, ciclos de palestras, mini-cursos, visitas técnicas, trocas de sementes, dias de campo e Feira da Agricultura Familiar.
Cedida

Temas ligados ao homem do campo, agroecologia, sustentabilidade, agricultura familiar e meio ambiente estarão em evidência durante o I Congresso de Agroecologia do Semiárido e o VII Simpósio Brasileiro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Eventos ocorrem de forma simultânea entre os dias 13 e 16 de outubro, em Mossoró. Mais informações no site do CONASEM 2015

A mesa de abertura discutirá a temática “Agricultura Familiar na América Latina – Realidade no Semiárido Brasileiro” e contará com as presenças de João Pedro Stédile (MST), Ignácio Hernan Salcedo (INSA) e Ricardo Padilha (FAO MMA).

A abertura será na terça-feira (13), às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Durante os eventos acontecerão mesas redondas, ciclos de palestras, mini-cursos, visitas técnicas, trocas de sementes, dias de campo e Feira da Agricultura Familiar.

Os participantes (professores, alunos e agricultores) terão a oportunidade de atualizar-se nos temas mais recentes – como a inovação tecnológica no campo. Eles também poderão construir redes de relacionamentos e pesquisas.

Um ponto alto vai acontecer na quarta-feira, 14, a partir das 20:30h, com a comemoração dos 30 anos do Grupo Verde de Agricultura Alternativa de Mossoró e a realização da Feira Agroecológica com troca de sementes por agricultores familiares.

As demais atividades serão realizadas a partir das 8h da manhã, com o credenciamento dos participantes no Expocente, que fica no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró. Durante os quatro dias de Congresso serão discutidas novas tecnologias para convivência com o semiárido, experiências agroecológicas exitosas na região, políticas públicas para a agricultura familiar, entre outros temas.

Os participantes também terão a oportunidade de participarem do minicurso Formação de agentes de éter em agricultura e pecuária de base ecológica, além das Oficinas: Negociar no campo, Atender bem no campo, Liderar no campo, e a oficina Sisteminha/psicultura. Confira AQUI a programação na íntegra.

A realização dos eventos conta com parceria de diversas instituições: UERN, IFRN, UFERSA, NUMA (Núcleo Macambira de Ensino, Pesquisa e Extensão), NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia) e GVAA (Grupo Verde de Agricultura Alternativa) com os parceiros EMBRAPA, UFRN, UFC, UFRPE, SEBRAE, CREA, INCRA, MAPA, EMATER, RN Sustentável, ASA (Articulação Semiárido) e outros.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário