26 SET 2021 | ATUALIZADO 13:50
EDUCAÇÃO
15/07/2021 08:40
Atualizado
15/07/2021 08:40

IFRN abre vagas para cursos de Técnicos de Nível Médio e ProITEC

A+   A-  
Há vagas para jovens que já concluíram o ensino médio e desejam obter qualificação técnica na modalidade subsequente, bem como para aqueles que concluíram apenas o ensino fundamental e tem 18 anos ou mais, na modalidade ProEJA. Há ainda vagas para o programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), na modalidade de Educação a Distância, com carga-horária total de 160 horas, volta à jovens que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental em escola pública ou que já tenham concluído. Os editais podem ser conferidos no site da Funcern. As inscrições para realização das provas podem ser realizadas no mesmo site.
Imagem 1 -
FOTO: REPRODUÇÃO

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, através de sua ​Coordenação de Acesso Discente (Cadis/Proen/IFRN), lançou três novos editais nesta quarta, 16 de junho de 2021.

Dois deles são voltados a cursos Técnicos de Nível Médio: o Edital nº 28/2021, que trata de oferta de vagas na forma Subsequente, e o Edital nº 29/2021, para vagas na forma Integrada - Modalidade Educação de Jovens e Adultos. O terceiro, Edital nº 30/2021, é referente ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).

Com a oferta na forma Subsequente, ou seja, para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e querem obter a qualificação técnica, o período de inscrição vai de 18 de junho a 19 de julho de 2021, somente via internet, na Área do Candidato do Portal da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) 

A inscrição tem o custo de R$ 30. O Edital informa o passo a passo para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição.

A seleção para esse processo seletivo será realizada através da aplicação de Provas Presenciais, também descritas no Edital.

Contudo, no caso da inviabilidade da aplicação das provas – dadas as condições sanitárias causadas pela pandemia da Covid-19, motivada por publicação de documentos legais pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte ou do Comitê Covid do IFRN –, a seleção poderá ser realizada através da análise de notas do Histórico Escolar do Ensino Médio.

Para isso, serão considerados somente os históricos escolares anexados ao sistema no período regular das inscrições, conforme prazos definidos no Anexo VII do Edital.

Veja o Edital nº 28/2021 AQUI.


Já para o Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, na Forma Integrada na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (ProEJA), ofertadas pelo Campus Mossoró, são 40 vagas.

Disponibilizadas para o turno vespertino, o período de inscrição para as vagas também vai de 18 de junho a 19 de julho de 2021. A forma de inscrição e informações sobre a taxa a ser paga também podem ser obtidas no site da Funcern.

O edital é voltado a estudantes que fizeram até o Ensino Fundamental e têm 18 anos ou mais. No ato da inscrição, os estudantes devem anexar o Histórico Escolar do Ensino Fundamental.

Veja o Edital nº 29/2021 AQUI.


Já o Edital nº 30/2021, para o qual não há limite de vagas, trata do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), curso de Formação Inicial e Continuada, na modalidade de Educação a Distância, com carga-horária total de 160 horas.

O objetivo do Programa é o aprofundamento da aprendizagem de estudantes das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.

O ProITEC é voltado, somente, a estudantes que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental, exclusivamente em escola da rede pública de ensino.

Ou, ainda, que já tendo concluído o Ensino Fundamental, o tenha feito, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino.

Veja o Edital nº 30/2021 AQUI.


Notas

Posto JP - Maio de 2021

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário