A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) decidiu antecipar para oito semanas a aplicação da segunda dose das vacinas Pfizer e Oxford/AstraZeneca.
Segundo a nota técnica encaminhada nesta quarta-feira (2) aos municípios potiguares, as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 - Pfizer ou Astrazeneca/Fiocruz - até o dia 8 de julho, poderão antecipar sua segunda dose.
A antecipação diminui de 12 para 8 semanas o intervalo entre as aplicações dos imunizantes. A Sesap avaliou que existem vacinas AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer reservadas apenas para a segunda dose em estoque suficiente para que a antecipação esteja garantida.
Em Mossoró, a secretária de saúde Morgana Dantas anunciou que aquelas pessoas que tomaram a primeira dose até 8 de julho, já podem procurar o centro de vacinação ou Ginásio do Sesi para a vacinação.
"Já estamos convocando aquelas pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer ou Astrazeneca até 8 de julho, ou seja completaram 8 semanas, para completar seu esquema vacinal com a segunda dose no Ginásio do Sesi ou no Centro de vacinação, lembrando que as UBS's também dispõem de doses da Astrazeneca" explica Morgana
A definição para a antecipação do esquema de imunização foi definida a partir de um acerto feito entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os municípios potiguares na 93ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no fim de agosto. A medida segue uma recomendação expedida pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a pactuação, a medida é necessária para garantir, de forma mais rápida possível, que a população complete o esquema vacinal com duas doses "para que a imunidade coletiva possa ocorrer".
"Caso contrário há um sério risco de que haja um aumento na expressão de variantes como a Delta, acarretando uma elevação no número de casos", ressalta a nota.
Dessa forma, segundo o governo, pessoas que iniciaram o esquema até 08 de julho já poderão tomar a segunda dose nesta semana.