23 JAN 2025 | ATUALIZADO 12:43
POLÍCIA
26/10/2021 09:56
Atualizado
26/10/2021 10:02

Falsos Heróis: dois policiais civis são afastados dos cargos por envolvimento em esquema de contrabando

A segunda fase da operação Falsos Heróis foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26), pela Polícia Federal em Mossoró. Cerca de 70 policiais federais estão cumprindo 16 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva nos municípios de Apodi, Areia Branca, Grossos, Mossoró, Parnamirim e Natal, no RN, além de São Paulo/SP. Também foi determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, bem como a adoção de medidas cautelares diversas da prisão com relação a 11 investigados, incluindo o afastamento da função de dois policiais civis.
FOTO: CEDIDA

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26), em Mossoró, Região Oeste Potiguar, a segunda fase da Operação Falsos Heróis que investiga as atividades de uma Organização Criminosa voltada à prática de contrabando de cigarros e produtos falsificados.

Cerca de 70 policiais federais estão cumprindo 16 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal/RN, nos municípios de Apodi, Areia Branca, Grossos, Mossoró, Parnamirim e Natal, no RN, além de São Paulo/SP.

Também foi determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, bem como a adoção de medidas cautelares diversas da prisão com relação a 11 investigados, incluindo o afastamento da função de dois policiais civis.

Conforme restou apurado no inquérito policial, a organização criminosa investigada é suspeita de promover o transporte marítimo de produtos contrabandeados, vindos especialmente do Suriname, e que são internalizados de forma clandestina em pontos da costa potiguar através dos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau/RN, na região do Polo Costa Branca, sendo depois distribuídos para outras unidades da Federação.

Durante a deflagração da primeira fase da Falsos Heróis, ocorrida em outubro de 2020, foram reunidos elementos que permitiram identificar outros membros da Organização Criminosa.

Veja mais:

PF em Mossoró deflagra operação para combater o contrabando de cigarros e produtos falsificados no RN

PF apreende mais de R$ 2,4 milhões com suspeito de contrabandear cigarros no RN

Secretário de Obras de Areia Branca é um dos presos pela PF; veja outros nomes


Desde então, as investigações revelaram que alguns desses indivíduos ascenderam na estrutura hierárquica da ORCRIM e deram continuidade às suas ações delituosas.

Os alvos da operação estão sendo investigados e poderão responder pelos crimes de contrabando qualificado (art. 334-A, §3º, CP) e organização criminosa armada (art. 2º, § 2º, e § 4º, incisos II e V, da Lei 12.850/2013), cujas penas, somadas, podem ultrapassar a 23 anos de prisão.

O título da operação "Falsos Heróis" faz referência aos nomes das embarcações (Thor, Hulk e Capitão América) utilizadas para transportar as mercadorias contrabandeadas, bem como remete ao envolvimento de policiais civis que atuavam garantindo a segurança da logística de transbordo e transporte daqueles produtos.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário