19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
ESTADO
COM INFORMAÇÕES DO G1
01/11/2021 10:38
Atualizado
01/11/2021 16:49

“Ainda é cedo”, diz Sesap sobre flexibilização do uso de máscaras em locais abertos no RN

Segundo o diretor do LAIS/UFRN o professor Ricardo Valentim, a proposta de flexibilização será levada à Sesap e ao Comitê Científico do estado. O diretor ressalta que o risco de contaminação em locais abertos é bem menor e acredita que a desobrigação do uso da máscara poderia estimular mais pessoas a completarem o esquema vacinal. O estado vive um período de aumento de casos de Covid e também no número de pessoas internadas com a doença. Por este motivo, a Sesap diz que ainda é cedo para pensar em flexibilização.

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da (LAIS/UFRN) vai recomendar à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos quando 70% da população adulta do estado estiver imunizada com as duas doses, o que deve acontecer nesta primeira semana de novembro.

Segundo o diretor do LAIS/UFRN o professor Ricardo Valentim, a proposta de flexibilização será levada à Sesap e ao Comitê Científico do estado. "Quando o estado do Rio Grande do Norte alcançar 70%, o uso de máscaras nesses ambientes abertos pode ser facultativo. A Sesap e os municípios têm feito durante toda a pandemia uma condução responsável. Essa é uma orientação, que traz dados e evidências científicas, e que precisam ser analisadas para que o gestor, a autoridade sanitária, tome as decisões", disse o professor

O diretor ressalta que o risco de contaminação em locais abertos é bem menor e acredita que a desobrigação do uso da máscara poderia estimular mais pessoas a completarem o esquema vacinal. O RN tem hoje 206 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose. "Nós precisamos chamar atenção principalmente para a população que não está se imunizando ou que tomou só uma dose. Já ultrapassa a marca de 200 mil pessoas (sem a D2). É exatamente esse público que está se internando nesse momento, justamente onde a gente está vendo esse 'repico' em virtude da flexibilização", lembrou o diretor do LAIS.

Por meio de nota, a Sesap diz que ainda é cedo para pensar em flexibilização.

NOTA

A Secretaria de Estado de Saúde Pública reforça que o atual momento da pandemia da Covid-19 é de manutenção dos cuidados sanitários, inclusive para os relacionados ao uso da máscara, principalmente em ambientes fechados e a lavagem das mãos e uso frequente do álcool gel.

É evidente como divulgado no dia de ontem e na retomada da Operação Pacto pela Vida, que existe hoje um visível aumento do número de casos em todo o estado, assim como da taxa de ocupação de leitos Covid.

Na sexta-feira (29), o governo e representantes da sociedade lançaram uma nota anunciando o retorno do pacto pela vida.

Veja mais

Governo e representantes da sociedade divulgam nota retomando Pacto pela Vida no RN

"Assim, ressaltamos a necessidade de que as pessoas completem o esquema vacinal com a segunda dose, visto que o estado tem 207 mil pessoas com a dose em atraso. Por esses motivos, ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara", finaliza a nota.




Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário