A Polícia Militar da região do Vale do Açu conseguiu prender, na tarde deste sábado, 5, quatro suspeitos de estarem roubando os fios das redes elétricas que abastecem a região.
Os roubos na fiação elétrica na região salineira, em especial na região entre as cidades de Porto do Mangue, Pendências e Macau, intensificaram de 2021 ao início deste ano.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte, calcula que ocorreram mais de 400 roubos, tendo sido roubados mais de 40 toneladas de cabos elétricos.
O prejuízo da Cosern já supera os R$ 3 milhões. Ocorre que este não é nem o valor principal do prejuízo. Os salineiros estão há cinco meses sofrendo com as interferências.
O prejuízo na indústria salineira é milionário, sendo motivo, inclusive de dezenas de demissões, devido aos roubos constantes nos últimos 5 meses.
Além disto, ao roubar a fiação elétrica, geralmente derrubando os postes, os ladrões deixam cidades inteiras sem energia e as vezes também sem água (Porto do Mangue).
A questão é tão grave, que o próprio secretário de Segurança e Defesa Social, coronel Araújo, veio pessoalmente a Mossoró, junto com o comandante geral da PM, Coronel Alarico.
Ele reuniu os comandantes da Polícia Militar da região, com os diretores da COSERN e demais vítimas dos ladrões, para trabalharem em conjunto e prende-los.
Veja mais
Segurança do RN se reúne em Mossoró para combater roubo de fios elétricos
Neste sábado, o secretário Araújo fez contato com o MH, informando da prisão dos suspeitos. Ele observou que a Polícia continua trabalhando, para desarticular as quadrilhas da região.
A prisão aconteceu na RN 404, quando a PM abordou dois veículos. Com os suspeitos, os policiais apreenderam material usado para cortar fios e vários metros de fios.
Os suspeitos (nomes ainda mantidos em sigilo pela polícia) foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Assu, para que sejam investigados em inquérito policial.