O presidente Jair Bolsonaro desembarcou na tarde desta terça-feira (8) no município de Caicó, na Região Seridó Potiguar acompanhado de ministros, entre eles o potiguar Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.
A visita de Bolsonaro ao estado acontece para acompanhar a chegada pela primeira vez das águas do Rio São Francisco ao estado após a inauguração dos eixos Norte e Leste no projeto de transposição.
Na manhã de quarta-feira (9), o primeiro compromisso de Bolsonaro está marcado para 9 horas, em uma visita às obras da Barragem de Oiticica. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidade potiguares. Desde 2019, cerca de 300 milhões de reais foram disponibilizados pelo Governo Federal para realização da obra. A expectativa é que o presidente passe a noite em Caicó.
Já às 11 horas, o presidente fala à população de Jardim de Piranhas a respeito das construções dos Eixos Leste e Norte da transposição do São Francisco, onde o governo federal já investiu cerca de R$ 3,5 bilhões desde 2019. Esse montante corresponde a quase 25% de total investido nas obras e a uma média anual de R$ 1,16 bilhão.
O Rio Grande do Norte é o destino final do eixo Norte da obra de transposição que tem objetivo de integrar a bacia do Rio São Francisco com outras bacias que irrigam o sertão nordestino.
Até agora, não houve obra relacionada à transposição no território do Rio Grande do Norte. A água do Rio São Francisco que chega pela primeira vez ao estado entra no território potiguar pelo leito de um rio que já existia: o Piranhas-Açu.
Quando as águas entrarem no Rio Grande do Norte, deverão abastecer a barragem Oiticica, em Jucurutu, e seguir até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.